Racismo e Branquitude na EJA: Reflexões a partir das discussões da ANPED

DSpace Repository

A- A A+

Racismo e Branquitude na EJA: Reflexões a partir das discussões da ANPED

Show full item record

Title: Racismo e Branquitude na EJA: Reflexões a partir das discussões da ANPED
Author: Rodrigues, Michele
Abstract: A presença majoritária de pessoas negras entre os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil reflete processos históricos de exclusão educacional e desigualdade racial. Embora a legislação brasileira reconheça o racismo como crime e institua diretrizes para a valorização da cultura afro-brasileira nas escolas, a abordagem da questão racial na EJA ainda ocorre de forma pontual e desarticulada. Este trabalho teve como objetivo analisar os obstáculos para a construção de uma prática pedagógica antirracista na EJA, considerando a ausência de formação crítica de educadores, a omissão nos projetos político-pedagógicos e a fragilidade das políticas públicas específicas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de natureza bibliográfica, com recorte temporal entre 2011 e 2023. O levantamento foi realizado nos anais da ANPED e complementado por artigos da base SciELO. As produções foram organizadas em tabelas analíticas e discutidas à luz de autores como Gomes, Arroyo, Schucman, Passos e Bento. Os resultados indicam que a escassez de pesquisas voltadas especificamente à EJA e racismo revela a necessidade de ampliar o debate sobre juventude negra, pertencimento e práticas escolares na modalidade. Conclui-se que a construção de uma EJA antirracista requer compromisso coletivo, escuta qualificada e ações pedagógicas contínuas que reconheçam a trajetória dos estudantes negros como parte legítima da experiência escolar.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Pedagogia.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/267764
Date: 2025-06-25


Files in this item

Files Size Format View Description
Michele Rodrigues TCC Versão final.pdf 765.7Kb PDF View/Open TCC Pedagogia

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar