Infância e Morte: as potencialidades da Literatura Infantil para a elaboração do luto no contexto das práticas pedagógicas

DSpace Repository

A- A A+

Infância e Morte: as potencialidades da Literatura Infantil para a elaboração do luto no contexto das práticas pedagógicas

Show full item record

Title: Infância e Morte: as potencialidades da Literatura Infantil para a elaboração do luto no contexto das práticas pedagógicas
Author: Torres, Raquel Dezena
Abstract: Este Trabalho de Conclusão de Curso teve como foco responder como a abordagem da Literatura Infantil na escola pode contribuir para a ruptura com tabus em torno da morte e para a elaboração do luto na infância. Assim, apresenta-se como objetivo principal: discutir como a abordagem da Literatura Infantil na escola pode contribuir para a ruptura com tabus em torno da morte e para a elaboração do luto na infância. As reflexões de Marília Tozoni-Reis (2015) relacionadas ao fato de que a pesquisa em educação perspectiva a interpretação do fenômeno educativo, evidencia a necessidade de produzirmos, enquanto educadores, conhecimentos sobre os fenômenos presentes no cotidiano educacional, havendo a indicação de que a partir da pesquisa, nos capacitamos enquanto educadores engajados com a melhoria da qualidade da educação, além de contribuirmos para a construção de uma sociedade mais justa a partir da produção de conhecimentos obtidos através das nossas pesquisas. A metodologia desenvolvida foi realizada a partir de uma pesquisa qualitativa através do método exploratório, aprofundando o tema a partir de informações coletadas em consequência de uma pesquisa e análise bibliográfica e documental em sites de pesquisa de literatura acadêmica. Foi realizado um balanço da literatura disponível sobre a temática, de modo que a partir do aporte teórico utilizado no desenvolvimento do trabalho e das discussões tecidas, revelou-se o fundamental papel da Literatura Infantil em sala de aula para a compreensão da morte, contribuindo para a elaboração do luto na infância, apresentando potencialidades simbólicas essenciais para tal. O papel do docente para a construção deste processo também revelou-se primordial neste trabalho. Diante das reflexões tecidas, salientou-se que a morte é notadamente tratada enquanto um tema tabu pelos adultos em nossa sociedade, mais especificamente em relação às crianças, sendo considerado um assunto impróprio para elas. Portanto, demarca-se a necessidade de desenvolver o contato, a reflexão e a compreensão de tal temática de maneira geral e principalmente com as crianças, para que assim sejam capazes de elaborar seu entendimento sobre a vida e a morte e consequentemente o seu luto.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Pedagogia.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/267761
Date: 2025-06-25


Files in this item

Files Size Format View Description
Raquel Dezena Torres Tcc Versão Final.pdf 1.165Mb PDF View/Open TCC Pedagogia

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar