Entre mundos e narrativas: o RPG como linguagem e experiência pedagógica

DSpace Repository

A- A A+

Entre mundos e narrativas: o RPG como linguagem e experiência pedagógica

Show full item record

Title: Entre mundos e narrativas: o RPG como linguagem e experiência pedagógica
Author: Barcellos, Maria Isabel Ceballos
Abstract: Este trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo analisar o uso do Role Playing Game (RPG) como prática pedagógica e linguagem educativa nos anos iniciais do ensino fundamental. A proposta surgiu a partir do interesse da própria autora pelo tema, desenvolvido ao longo de vivências com jogos e narrativas desde a infância. Durante o processo da graduação em Pedagogia, esse interesse se transformou em questionamento: como seria possível utilizar o RPG de mesa para promover dentro de sala uma aprendizagem significativa? A pesquisa é de natureza qualitativa e bibliográfica, usando como base autores fundamentais da área da educação, psicologia e jogos. O trabalho aborda a origem e os fundamentos do RPG, referenciais teóricos que sustentam seu uso em sala, suas contribuições para o desenvolvimento do estudante e possíveis desafios enfrentados por educadores no processo de aplicação. Conclui-se que, mesmo diante de limitações estruturais e metodológicas, o RPG possibilita aos alunos vivenciarem papéis, resolver dilemas e cooperar entre si em um ambiente pedagógico que valoriza a participação ativa e a subjetividade dos estudantes.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Pedagogia.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/267758
Date: 2025-06-26


Files in this item

Files Size Format View Description
Maria Isabel Ceballos Barcellos TCC final.pdf 838.9Kb PDF View/Open TCC Pedagogia

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar