Aplicabilidade de um software de realidade virtual na reabilitação da capsulite adesiva do ombro

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Aplicabilidade de um software de realidade virtual na reabilitação da capsulite adesiva do ombro

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Title: Aplicabilidade de um software de realidade virtual na reabilitação da capsulite adesiva do ombro
Author: Santos, Regis Luciano da Rocha
Abstract: A capsulite adesiva do ombro é uma condição musculoesquelética marcada por dor intensa e limitação progressiva da amplitude de movimento, impactando significativamente a funcionalidade e a qualidade de vida. A realidade virtual (RV) tem se destacado como ferramenta complementar na reabilitação, oferecendo um ambiente interativo com potencial de engajamento terapêutico. Este estudo teve como objetivo investigar a aplicabilidade do software Reach, desenvolvido para o dispositivo Meta Quest 2, em um contexto simulado de reabilitação da capsulite adesiva. Foram realizadas sessões experimentais com captura tridimensional do movimento em duas condições distintas (mobilidade livre e restrita do ombro), utilizando análise cinemática dos gestos executados ao longo das fases do jogo. Os dados foram interpretados à luz de parâmetros funcionais relacionados à aplicação clínica de softwares terapêuticos. Os resultados demonstraram resposta inicial compatível com as limitações impostas, mas revelaram padrão motor conservador mesmo na ausência de restrição. A limitação na adaptação progressiva dos estímulos motores, mesmo em condição de mobilidade livre, evidencia que o Reach não atende de maneira satisfatória os critérios de aplicabilidade adotados. Sua lógica automatizada, sem possibilidade de personalização terapêutica, reforça a necessidade de uso apenas como recurso complementar e dependente da curadoria ativa de um profissional. O estudo contribui para a avaliação crítica de tecnologias imersivas aplicadas à fisioterapia, sugerindo direções para o aprimoramento da progressão motora e da integração clínica desses recursos.Abstract: Frozen shoulder is a musculoskeletal condition characterized by intense pain and progressive limitation of range of motion, significantly impacting function and quality of life. Virtual reality (VR) has emerged as a complementary tool in rehabilitation by providing an interactive environment with therapeutic engagement potential. This study aimed to investigate the applicability of the Reach software, developed for the Meta Quest 2 device, in a simulated rehabilitation context for frozen shoulder. Experimental sessions were conducted with three-dimensional motion capture under two distinct conditions (free and restricted shoulder mobility), using kinematic analysis of the gestures performed during the game phases. The data were interpreted based on functional parameters related to the clinical application of therapeutic software. The results showed an initial response consistent with the imposed limitations but revealed a conservative motor pattern even in the absence of restrictions. The limited progressive adaptation of motor stimuli, even under free mobility conditions, indicates that Reach does not satisfactorily meet the applicability criteria adopted in this study. Its automated logic, lacking therapeutic personalization, reinforces the recommendation for its use only as a complementary resource, dependent on active professional supervision. This study contributes to the critical evaluation of immersive technologies applied to physiotherapy, suggesting directions for improving motor progression and clinical integration of such systems.
Description: Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Informática em Saúde, Florianópolis, 2025.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/267664
Date: 2025


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