| Title: | Entre rios e barreiras: relações entre cursos d'água, traçado urbano e segregação residencial em Caxias do Sul e Passo Fundo |
| Author: | Rocha, Gabriel da |
| Abstract: |
A segregação socioespacial urbana é um fenômeno comum na sociedade brasileira, onde, seja por barreiras físicas ou sociais, diferentes grupos estão separados. O objetivo desta dissertação é investigar a relação entre a segregação socioespacial urbana e a presença de cursos d?água em duas cidades de médio porte do interior gaúcho, Caxias do Sul e Passo Fundo. Busca-se compreender se existem diferenças significativas na forma urbana e em condições socioeconômicas e ambientais em áreas pobres segregadas próximas e distantes dos cursos d?água. Embora os cursos d?água estejam historicamente associados à origem dos núcleos urbanos, os rios passaram a ser tratados como barreiras físicas e simbólicas, frequentemente acompanhados de processos de desvalorização e marginalização. A pesquisa adota uma metodologia qualitativa, quantitativa e espacial, combinando análise do sítio físico, análise e contraposição de dados censitários e técnicas de geoprocessamento e sintaxe espacial. São utilizados mapas de autocorrelação local (LISA), métricas de Integração e Escolha (Space Syntax), além de análises estatísticas no software R. As variáveis contemplam: renda média, densidade populacional, cor/raça, saneamento, disponibilidade de equipamentos de saúde e educação e acessibilidade viária. Os resultados indicam que, nas duas cidades, os setores segregados próximos aos cursos d?água tendem a apresentar piores condições e menor acessibilidade, evidenciando que tais elementos naturais não funcionam como estruturadores de integração urbana. A pesquisa contribui ao campo do planejamento urbano ao evidenciar a necessidade de políticas públicas que promovam a requalificação social e ambiental das regiões lindeiras, integrando-as à lógica da urbanidade e da inclusão social. Abstract: Urban socio-spatial segregation is a common phenomenon in Brazilian society, where different social groups are separated by physical or symbolic barriers. This dissertation aims to investigate the relationship between urban socio-spatial segregation and the presence of watercourses in two medium-sized cities in southern Brazil: Caxias do Sul and Passo Fundo. The research seeks to understand whether there are significant differences in urban form, as well as in socioeconomic and environmental conditions, in economically segregated areas located near or far from watercourses. Although rivers have historically been associated with the origins of urban settlements, they have increasingly been treated as physical and symbolic barriers, often linked to processes of devaluation and marginalization. The study adopts a qualitative, quantitative, and spatial methodology, combining physical site analysis, comparison of census data, and techniques of geoprocessing and spatial syntax. Local Indicators of Spatial Association (LISA), Space Syntax metrics (Integration and Choice), and statistical analyses using the R software were applied. The variables analyzed include: average income, population density, race/ethnicity, sanitation, availability of health and education facilities, and road accessibility. The results indicate that, in both cities, segregated sectors located near watercourses tend to show poorer urban conditions, and lower accessibility. These findings reveal that such natural elements no longer function as structuring elements of urban integration. This research contributes to the field of urban planning by highlighting the need for public policies that promote the social and environmental revitalization of riverside areas, integrating them into the logic of urbanity and social inclusion. |
| Description: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Florianópolis, 2025. |
| URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/267602 |
| Date: | 2025 |
| Files | Size | Format | View |
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| PARQ0567-D.pdf | 6.879Mb |
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