Reconhecer, Preservar e Incluir: Proposta de Intervenção Acessível em Um Imóvel Hipossuficiente do Centro Tombado de São Francisco do Sul

DSpace Repository

A- A A+

Reconhecer, Preservar e Incluir: Proposta de Intervenção Acessível em Um Imóvel Hipossuficiente do Centro Tombado de São Francisco do Sul

Show full item record

Title: Reconhecer, Preservar e Incluir: Proposta de Intervenção Acessível em Um Imóvel Hipossuficiente do Centro Tombado de São Francisco do Sul
Author: Rodrigues, Brenda da Silva
Abstract: Esta pesquisa tem como objetivo propor uma intervenção arquitetônica no imóvel da família Fogaça (Q06.02), pertencente ao conjunto urbano tombado de São Francisco do Sul (SC), visando viabilizar a permanência de proprietários em condição de hipossuficiência. Para embasar a proposta, foi realizada a atualização de dados sobre a poligonal tombada, incluindo levantamentos de uso, estado de conservação e titularidade de mais de 400 imóveis. As informações foram georreferenciadas no software QGIS e comparadas ao estudo de Pozzobon (2016). Os resultados apontam aumento no número de imóveis desocupados ou abandonados (20,1%) e piora nas condições de conservação, sobretudo nos setores de entrada da poligonal. Verificou-se ainda que mais da metade dos imóveis degradados têm proprietário ativo. Partindo desses achados e da ausência de linhas de crédito acessíveis para proprietários de imóveis tombados, reforça-se a importância da hipossuficiência como instrumento alternativo de preservação. Nesse contexto, a proposta de intervenção no imóvel da família Fogaça foi elaborada para conciliar preservação patrimonial e função social da propriedade, contribuindo para o debate sobre a conservação de conjuntos urbanos tombados e para o banco de projetos desenvolvidos na parceria entre o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e a Universidade Federal de Santa Catarina.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Arquitetura.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/267589
Date: 2025-08-12


Files in this item

Files Size Format View Description
TCC - Brenda da Silva - 2025.pdf 82.43Mb PDF View/Open TCC

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar