Reconhecer, Preservar e Incluir: Proposta de Intervenção Acessível em Um Imóvel Hipossuficiente do Centro Tombado de São Francisco do Sul
Show full item record
|
Title:
|
Reconhecer, Preservar e Incluir: Proposta de Intervenção Acessível em Um Imóvel Hipossuficiente do Centro Tombado de São Francisco do Sul |
|
Author:
|
Rodrigues, Brenda da Silva
|
|
Abstract:
|
Esta pesquisa tem como objetivo propor uma intervenção arquitetônica no imóvel da família
Fogaça (Q06.02), pertencente ao conjunto urbano tombado de São Francisco do Sul (SC),
visando viabilizar a permanência de proprietários em condição de hipossuficiência.
Para embasar a proposta, foi realizada a atualização de dados sobre a poligonal tombada,
incluindo levantamentos de uso, estado de conservação e titularidade de mais de 400 imóveis.
As informações foram georreferenciadas no software QGIS e comparadas ao estudo de
Pozzobon (2016).
Os resultados apontam aumento no número de imóveis desocupados ou abandonados
(20,1%) e piora nas condições de conservação, sobretudo nos setores de entrada da poligonal.
Verificou-se ainda que mais da metade dos imóveis degradados têm proprietário ativo.
Partindo desses achados e da ausência de linhas de crédito acessíveis para proprietários de
imóveis tombados, reforça-se a importância da hipossuficiência como instrumento alternativo de
preservação.
Nesse contexto, a proposta de intervenção no imóvel da família Fogaça foi elaborada para
conciliar preservação patrimonial e função social da propriedade, contribuindo para o debate
sobre a conservação de conjuntos urbanos tombados e para o banco de projetos desenvolvidos
na parceria entre o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e a Universidade Federal
de Santa Catarina. |
|
Description:
|
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Arquitetura. |
|
URI:
|
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/267589
|
|
Date:
|
2025-08-12 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar