Title: | As Desigualdades Brasileiras Refletidas nas Trajetórias Estudantis do Ensino Médio Público, a partir de Perspectivas Bibliográficas dos autores: Pierre Bourdieu, JeanClaude Passeron, Michel Foucault, Achille Mbembe, Kabengele Munanga e Kinberlé Crenshaw. |
Author: | Wagner, Rodrigo Pedrozo |
Abstract: |
Este trabalho analisa como as desigualdades sociais, raciais e territoriais impactam as trajetórias de estudantes do ensino médio público. A partir de uma abordagem qualitativa e de análise de dados bibliográficos, evidencia-se que a escola pública muitas vezes reproduz exclusões. A evasão escolar é compreendida como expressão de desigualdades estruturais, exigindo políticas interseccionais e emancipadoras. This study analyzes how social, racial, and territorial inequalities impact the trajectories of students in public high schools. Using a qualitative approach and bibliographic data analysis, it becomes evident that public schools often reproduce patterns of exclusion. School dropout is understood as an expression of structural inequalities, requiring intersectional and emancipatory policies. |
Description: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Ciências Sociais. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/266746 |
Date: | 2025-07-10 |
Files | Size | Format | View | Description |
---|---|---|---|---|
TCL_Rodrigo_Pedrozo_Wagner.pdf | 1.013Mb |
View/ |
TCL |