Trabalho docente: as condições laborais em escolas públicas de Florianópolis

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Title: Trabalho docente: as condições laborais em escolas públicas de Florianópolis
Author: Brustolin, Laisa
Abstract: Este trabalho de conclusão de licenciatura pretende investigar quais são as condições de trabalho de professores e professoras de duas escolas da rede pública de Florianópolis, tendo em vista as variadas formas de contratação desses profissionais e as diferentes redes de ensino em que estão situados. O método utilizado foi o Materialismo Histórico Dialético, fazendo-se uso de revisão bibliográfica, entrevistas semiestruturadas, análise de documentos e levantamento de dados. As entrevistas buscaram analisar as condições laborais dos(as) docentes em relação à jornada de trabalho, remuneração e saúde, além de investigar se existem e como se dão os movimentos de resistência na categoria. A pesquisa possibilitou observar que existe uma tendência de crescimento constante das contratações temporárias de professores(as) em Santa Catarina, que atingem a maioria do corpo docente no Estado e também em sua capital. Trata-se de uma forma de contratação que revela a precarização do trabalho, submetendo os(as) trabalhadores(as) a longas jornadas, baixos salários e ao adoecimento. Além disso, foi possível compreender que essas difíceis condições laborais dos(as) temporários(as) são vividas também por professores(as) efetivos(as) da rede estadual. Docentes da rede federal, embora tenham melhores condições de trabalho, também são afetados(as) pela desqualificação da profissão. Ademais, existem vários entraves que se colocam à categoria para dificultar sua organização coletiva e capacidade de resistência, estimulando processos de individualização das relações de trabalho.This paper aims to investigate the working conditions of teachers in two public schools in Florianopolis, considering the varied forms of employment contracts for these professionals and the different education networks in which they are situated. The method used was Dialectical Historical Materialism, employing bibliographic review, semi-structured interviews, document analysis, and data collection. The interviews sought to analyze the working conditions of teachers regarding working hours, remuneration and health, as well as to investigate if and how resistance movements occur within the category. The research showed a constant growth trend in temporary teacher contracts in Santa Catarina, affecting the majority of the teaching staff in the state and its capital. This form of contract reveals the precariousness of work, subjecting workers to long hours, low wages and illness. Furthermore, it was possible to understand that these difficult working conditions for temporary teachers are also experienced by permanent teachers in the state network. Teachers in the federal network, although having better working conditions, are also affected by the de-qualification of the profession. Moreover, there are several obstacles that hinder the category's collective organization and capacity for resistance, stimulating processes of individualization of labor relations.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Ciências Sociais.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/266745
Date: 2025-07-10


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