Sharenting Comercial Sob A Ótica Do Direito À Imagem E À Privacidade: O Vácuo Legislativo Acerca Do Conteúdo Sugestivo Envolvendo Crianças
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Veronese, Josiane Rose Petry |
|
dc.contributor.author |
Nair, Caroline dos Anjos |
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dc.date.accessioned |
2025-07-15T20:18:09Z |
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dc.date.available |
2025-07-15T20:18:09Z |
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dc.date.issued |
2025-07-02 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/266545 |
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dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Jurídicas, Direito. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O trabalho investiga as implicações jurídicas do sharenting comercial, prática na qual pais ou responsáveis exploram a imagem de crianças em redes sociais com fins lucrativos, focando no crescimento da disseminação de conteúdo intencionalmente expositivo, sugestivo ou malicioso. O estudo centra-se na violação dos direitos à privacidade e à imagem de crianças e adolescentes, garantidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei n° 8.069/1990), e nas lacunas legislativas que permitem a perpetuação dessa exploração. Partindo do pressuposto de que a monetização de conteúdos infantis atrai públicos mal-intencionados e normaliza sua exposição inadequada, a pesquisa analisa como a ausência de regulamentação específica no Brasil contrasta com os avanços internacionais, como a legislação francesa LOI n° 2024-120, as leis australianas que restringem a presença de crianças nas redes sociais, a legislação da Flórida (EUA) sobre proteção digital de crianças e adolescentes e outras propostas legislativas em tramitação nos EUA. Através de metodologia qualitativa, composta por revisão bibliográfica, análise jurisprudencial e estudo comparativo desses modelos internacionais, o trabalho identifica que a monetização incentiva a produção de material ambíguo, e que a legislação brasileira carece de mecanismos para coibir práticas indiretamente sexualizadas, dependendo excessivamente da autorregulação das plataformas digitais, insuficiente para proteger a integridade infantil. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, fundamentada em revisão bibliográfica, análise jurisprudencial e estudo comparativo com legislações internacionais, examinando casos concretos e normas brasileiras para compreender as lacunas na proteção da imagem e privacidade infantil frente ao sharenting comercial. |
pt_BR |
dc.format.extent |
80 |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC. |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access. |
en |
dc.subject |
Sharenting comercial |
pt_BR |
dc.subject |
direitos da criança |
pt_BR |
dc.subject |
exploração imagética |
pt_BR |
dc.subject |
lacunas legislativas |
pt_BR |
dc.subject |
regulamentação digital |
pt_BR |
dc.title |
Sharenting Comercial Sob A Ótica Do Direito À Imagem E À Privacidade: O Vácuo Legislativo Acerca Do Conteúdo Sugestivo Envolvendo Crianças |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co |
Vieira, Karina Melo |
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