Políticas educacionais para cultura digital em SC: escola conectada e o profissional de TIC

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Políticas educacionais para cultura digital em SC: escola conectada e o profissional de TIC

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Title: Políticas educacionais para cultura digital em SC: escola conectada e o profissional de TIC
Author: Castilhos, Allana da Silva
Abstract: A presente pesquisa tem como objetivo analisar, por meio de documentos oficiais federais e estaduais, como a Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina (SED/SC) delineia o perfil do profissional de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no contexto das políticas educacionais voltadas à cultura digital. A investigação busca compreender se a formação do bacharel em TIC é compatível com as competências e atribuições exigidas para atuação na Educação Básica, especialmente nos programas como a Escola Conectada. O estudo adota uma abordagem qualitativa, exploratória e descritiva, com base em pesquisa documental e bibliográfica. No plano federal, são examinadas a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e suas diretrizes sobre cultura digital. No âmbito estadual, são analisados o Currículo Base do Território Catarinense (CBTC), documentos da SED/SC, editais de contratação e materiais relacionados à formação de orientadores de laboratório de informática. A pesquisa também incorpora uma revisão bibliográfica com base em publicações dos últimos cinco anos, utilizando análise bibliométrica para mapear produções acadêmicas sobre o tema. Os resultados revelam que os documentos oficiais enfatizam a necessidade de um profissional com competências técnico-pedagógicas, capacidade de articulação com o projeto pedagógico da escola e atuação colaborativa na integração das tecnologias digitais ao currículo. Constatou-se que, embora o bacharel em TIC possua formação técnica sólida, sua inserção na educação básica requer complementações pedagógicas ou atuação em funções de apoio, formação de professores e gestão de tecnologias educacionais. A pesquisa contribui para o debate sobre as políticas de formação e valorização de profissionais da área tecnológica no ambiente escolar e aponta caminhos para a ampliação do diálogo entre os campos da educação e da tecnologia, especialmente no âmbito das políticas públicas voltadas à cultura digital.
Description: Trabalho de conclusão de curso
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/266438
Date: 2025-07-14


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