Indústria cultural na era digital: interpretações recentes do conceito no Brasil.

DSpace Repository

A- A A+

Indústria cultural na era digital: interpretações recentes do conceito no Brasil.

Show full item record

Title: Indústria cultural na era digital: interpretações recentes do conceito no Brasil.
Author: dos Santos, Ana Paula
Abstract: Este Trabalho de Conclusão de Curso investiga a atualidade do conceito de indústria cultural, elaborado por Theodor W. Adorno e Max Horkheimer, à luz da produção acadêmica brasileira recente. A pesquisa consistiu em uma revisão de literatura com abordagem qualitativa e analítica, que selecionou e analisou 22 textos publicados nos últimos 15 anos, entre artigos, livros, dissertações e teses. O objetivo foi identificar como o conceito tem sido aplicado, revisado ou criticado diante das transformações tecnológicas e culturais contemporâneas. Os resultados apontam que a maioria das obras reafirma a validade teórica do conceito, ainda que proponha atualizações frente a fenômenos como plataformas digitais, algoritmos e novas formas de dominação simbólica. Também foi observada uma forte filiação dos autores à teoria crítica, o que evidencia tanto a vitalidade do conceito quanto a necessidade de ampliar o diálogo com outras correntes teóricas. Conclui-se que, embora formulado em outro contexto histórico, o conceito de indústria cultural mantém sua potência crítica quando articulado às transformações da cultura digital contemporânea.This undergraduate thesis investigates the relevance of the concept of cultural industry, formulated by Theodor W. Adorno and Max Horkheimer, in light of recent Brazilian academic production. The research involved a qualitative and analytical literature review, selecting and analyzing 22 texts published over the last 15 years, including articles, books, dissertations, and theses. The aim was to identify how the concept has been applied, updated, or criticized in response to contemporary technological and cultural transformations. The findings indicate that most of the works reaffirm the theoretical validity of the concept, while proposing updates to address phenomena such as digital platforms, algorithms, and new forms of symbolic domination. A strong adherence to critical theory was also observed, highlighting both the concept’s vitality and the need to broaden the dialogue with alternative theoretical frameworks. The study concludes that, although rooted in a different historical context, the concept of cultural industry remains a powerful critical tool when rearticulated within the transformations of contemporary digital culture.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Ciências Sociais.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/266290
Date: 2025-06-30


Files in this item

Files Size Format View
TCC_ana.santos.pdf 812.4Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar