Acesso a dados para realização de pesquisas acadêmicas: a percepção de pesquisadores da área da Administração

DSpace Repository

A- A A+

Acesso a dados para realização de pesquisas acadêmicas: a percepção de pesquisadores da área da Administração

Show full item record

Title: Acesso a dados para realização de pesquisas acadêmicas: a percepção de pesquisadores da área da Administração
Author: D Altoé, João Pedro Castelan
Abstract: As pesquisas acadêmicas têm importância ímpar para o desenvolvimento da sociedade como um todo, e para que alcancem os seus objetivos necessitam de acesso a dados, e apesar da abundância, requerem novas estratégias e metodologias de coleta. Isso faz com que seja importante entender como a comunidade acadêmica pode melhorar o acesso a dados para pesquisas acadêmicas. Sendo assim, este trabalho de conclusão de curso teve como objetivo propor diretrizes organizacionais para acesso a dados na pesquisa acadêmica, para pesquisadores do Departamento de Ciências da Administração (CAD) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Assim, buscou-se compreender as percepções de docentes vinculados ao Centro Socioeconômico da UFSC, com projetos ativos registrados no SIGPEX, a respeito do uso de dados no desenvolvimento de pesquisas acadêmicas. A pesquisa foi realizada com a finalidade de identificar os principais desafios enfrentados no acesso a dados, bem como avaliar o nível de entendimento e os impactos percebidos da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) no contexto acadêmico. A metodologia utilizada compreendeu pesquisa bibliográfica, estudo de caso, com análise qualitativa de dados, coletados por meio de entrevistas semiestruturadas aplicadas em amostragem por conveniência, e analisados pela técnica de análise de conteúdo. Como principais resultados, com base nas contribuições dos pesquisadores entrevistados, foram elaboradas diretrizes organizacionais voltadas à ampliação e qualificação do acesso a dados, buscando minimizar as dificuldades mapeadas, promover o uso ético e responsável das informações e contribuir para a democratização do acesso a dados na pesquisa universitária.Academic research plays a crucial role in the development of society as a whole. To achieve its objectives, it requires access to data, and despite the abundance of available information, new strategies and collection methodologies are needed. This makes it important to understand how the academic community can improve data access for research purposes. Therefore, this undergraduate thesis aimed to propose organizational guidelines for data access in academic research, focusing on researchers from the Department of Business Administration (CAD) at the Federal University of Santa Catarina (UFSC). The study sought to understand the perceptions of faculty members linked to the UFSC Socioeconomic Center, with active projects registered in the SIGPEX system, regarding the use of data in academic research development. The research was conducted with the purpose of identifying the main challenges faced in accessing data, as well as assessing the level of understanding and the perceived impacts of the General Data Protection Law (LGPD) in the academic context. The methodology included a literature review and a case study with qualitative data analysis, based on semi-structured interviews conducted using a convenience sampling approach, and analyzed through content analysis techniques. As the main result, based on the contributions of the interviewed researchers, organizational guidelines were developed to expand and improve access to data, aiming to minimize the identified difficulties, promote the ethical and responsible use of information, and contribute to the democratization of data access in university research.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Socioeconômico, Administração.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/266164
Date: 2025-07-08


Files in this item

Files Size Format View
ACESSO A DADOS ... Pedro_Castelan_D Altoe.pdf 1.159Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar