Enquanto escrevo, deixo-me (trans)formar: experiência, formação docente e educação antirracista a partir de uma narrativa autobiográfica

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Enquanto escrevo, deixo-me (trans)formar: experiência, formação docente e educação antirracista a partir de uma narrativa autobiográfica

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Title: Enquanto escrevo, deixo-me (trans)formar: experiência, formação docente e educação antirracista a partir de uma narrativa autobiográfica
Author: Reis, Thalia Bordignon
Abstract: Este trabalho aborda a formação docente sob a perspectiva de uma educação antirracista que valoriza a experiência como elemento primordial. Para tanto, conclui-se a trajetória acadêmica com uma narrativa autobiográfica, fundamentada na ideia de que o processo formativo acontece ao reconstruir a própria história, permitindo ao sujeito reinterpretar e conferir novos significados às suas vivências. A produção textual baseia-se em um inventário de memórias da graduação, reunidas em cadernos de anotações, trabalhos acadêmicos, fotografias e, sobretudo, diários. Resgata-se aqui os momentos-chave que moldaram a visão sobre a docência e colocaram o racismo no centro das discussões. Nesse ínterim, reflete-se sobre a manifestação velada e não-velada do racismo estrutural nas formas de percepção de mundo e na licenciatura, revelando os mecanismos de defesa do ego dos sujeitos brancos quando confrontados com sua própria branquitude. Analisa-se também o papel das narrativas autobiográficas como ferramentas políticas que expõem negações, culpas e saberes enraizados, enfatizando a importância da vulnerabilidade, da escuta e da disponibilidade contínua para a (trans)formação. Como resultado, evidencia-se o potencial formativo da experiência vivida e narrada em articular o conteúdo científico a dimensões subjetivas e políticas, garantindo a coerência entre discurso e prática e estimulando futuros professores a manterem-se em constante formação.This study addresses teacher education from the perspective of antiracist pedagogy that foregrounds experience as a fundamental element. To this end, it reconstructs the academic journey through an autobiographical narrative, grounded in the notion that the formative process unfolds by revisiting one’s personal history, enabling individuals to reinterpret and reframe their experiences. The text draws on an inventory of memories from my undergraduate years, gathered from notebooks, academic papers, photographs, and, above all, personal diaries. Here, key moments that shaped the teaching perspective and brought racism to the forefront of discussions are recovered. In this context, it examines both overt and covert manifestations of structural racism in worldviews and in teacher education, revealing the ego-defense mechanisms employed by white individuals when confronted with their own whiteness. The analysis also considers autobiographical narratives as political tools that surface denial, guilt, and ingrained beliefs, emphasizing the importance of vulnerability, attentive listening, and ongoing openness to (trans)formation. As a result, the study demonstrates the formative potential of lived and narrated experience to integrate scientific content with subjective and political dimensions, ensuring alignment between discourse and practice and encouraging future educators to engage in continuous formation.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Biológicas, Ciências Biológicas.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/266148
Date: 2025-06-25


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