"Todos os bichos no salão": performance, brincadeira e animação com bois de mamão em Florianópolis

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"Todos os bichos no salão": performance, brincadeira e animação com bois de mamão em Florianópolis

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Title: "Todos os bichos no salão": performance, brincadeira e animação com bois de mamão em Florianópolis
Author: Laus, Guilherme Borges
Abstract: Em poucas palavras, o boi de mamão é uma brincadeira popular do litoral sul brasileiro, sobretudo em Florianópolis, capital do estado de Santa Catarina. Nesta Ilha, dezenas de grupos performam, em roda, uma narrativa sobre um boi que morre, comove seus vaqueiros e ressuscita a partir de um benzimento. Após voltar à vida, seus movimentos bravos o retiram de cena, laçado por um cavaleiro. A partir disso, uma série de animais e seres brincam em distintos atos, cada qual com suas diferentes coreografias e cantos. Assim, além de um boi, essa brincadeira também fala sobre cavalos, cabras, ursos, macacos, seres fantásticos e, não menos importante, pessoas. Para tanto, relações são construídas entre brincantes, bonecos e máscaras em um tipo de animação que reconstrói corporalidades dramaticamente híbridas e liminares. Em parte, através de um trabalho de campo realizado junto dos grupos de boi de mamão dos bairros de Sambaqui e do Porto da Lagoa, o foco dessa dissertação são essas relações: aquilo que nasce, morre e ressuscita entre os brincantes e os bichos. Ao mesmo tempo, entre os fios que costuram esses tecidos, memórias, materialidades, identidades e políticas atravessam ressurreições. Ao fim, por meio dessas relações animadas, reflexões são levantadas sobre a contiguidade entre os conceitos de performance e brincadeira, ensaiando contribuições a partir dessas práticas populares brasileiras.Abstract: In a few words, the boi de mamão is a popular play from the southern coast of Brazil, especially in Florianópolis, the capital of the state of Santa Catarina. On this island, dozens of groups perform, in a circle, a narrative about an ox that dies, moves its cowboys, and is resurrected through a blessing. After coming back to life, its wild movements take it offstage, lassoed by a knight. From this point on, a series of animals and beings perform in different acts, each with its own choreography and songs. Thus, in addition to the ox, this play also tells stories about horses, goats, bears, monkeys, mythical beings, and, not least, people. To this end, relationships are built between the performers, puppets, and masks in a type of animation that reconstructs dramatically hybrid and liminal corporealities. In part, through fieldwork conducted with boi de mamão groups from the neighborhoods of Sambaqui and Porto da Lagoa, the focus of this dissertation is these relationships: what is born, dies, and is resurrected between the performers and the bichos. At the same time, through the threads that weave them together, memories, materialities, identities, and politics also cross through these resurrections. In the end, through these animated relationships, reflections are raised about the contiguity between the concepts of performance and play, testing contributions to anthropology through these Brazilian popular practices.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Florianópolis, 2025.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/265789
Date: 2025


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