Perfil do uso de substâncias químicas entre alunos do ensino médio de um colégio público de Florianópolis/SC

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Perfil do uso de substâncias químicas entre alunos do ensino médio de um colégio público de Florianópolis/SC

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Title: Perfil do uso de substâncias químicas entre alunos do ensino médio de um colégio público de Florianópolis/SC
Author: Ferreira, Ellen Spina
Abstract: O uso de medicamentos e outras substâncias psicoativas entre crianças e adolescentes pode ser motivado por diferentes fatores, como um problema de saúde diagnosticado, aumento de performance, curiosidade, influência dos amigos ou para obter alguma mudança de aparência física, dentre outros. As crianças apresentam uma maior influência dos responsáveis na administração de medicamentos, enquanto os adolescentes, devido ao desenvolvimento de capacidades e julgamentos cognitivos, passam a ter um controle relativamente maior sobre as substâncias que utilizam. O uso inadequado de medicamentos e demais substâncias químicas podem ocasionar sérios agravos à saúde. Desta forma, é importante entender quais medicamentos e substâncias são utilizadas pelos adolescentes, bem como as motivações relacionadas ao uso. Sendo assim, o presente trabalho teve como objetivo determinar a prevalência, os aspectos relacionados e as motivações do uso de substâncias psicoativas por alunos do ensino médio de uma escola pública de Florianópolis/SC. Foram convidados a participar da pesquisa os adolescentes regularmente matriculados do 1 ao 3º ano do ensino médio. Os questionários foram fornecidos de forma online para autopreenchimento. Dos 240 alunos regularmente matriculados no ensino médio, 79 responderam ao questionário. Dos 79 respondentes, 58,2% eram do sexo feminino e 41,7% do sexo masculino. A maioria dos participantes possuía 18 anos, representando 48,1% da amostra. As substâncias mais utilizadas entre os estudantes foram os medicamentos de uso contínuo representado por 26,6% dos participantes com alguma doença diagnosticada, seguido por bebidas fermentadas e destiladas, ambas com 22,7% para uso pelo menos 1 vez na vida e o cigarro eletrônico com 20,2%. A situação motivadora mais influente para o uso foi a curiosidade (20,1%). As substâncias psicoativas, são experimentadas por estudantes, sobretudo motivados pela curiosidade. Nesse sentido, devem ser propostas medidas de promoção do uso racional e conscientização do risco associado ao uso de substâncias psicoativas, a fim de precaver desfechos negativos aos utilizadores.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Medicina.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/265727
Date: 2025-05-22


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