Abstract:
|
RESUMO
Introdução: O treinamento prático de habilidades médicas enfrenta desafios, especialmente em Ginecologia e Obstetrícia. Impõe-se a necessidade de implementação de novos métodos para a preparação de profissionais da área. Uma alternativa é o uso de manequins em simulações.
Objetivos: Esta pesquisa metodológica objetivou desenvolver, aperfeiçoar e validar um simulador artesanal para o treinamento da passagem da sonda intracervical na indução do trabalho de parto.
Métodos: O trabalho teve embasamento teórico em literatura científica. O modelo foi construído e aprimorado a partir de ciclos de feedback de especialistas. O processo de validação foi dividido em duas etapas. A primeira, de face e conteúdo, composta de 14 especialistas, em que foi analisado o cálculo do Índice de Validade de Conteúdo (IVC), considerado válido se > 0,80. A segunda porção, de constructo, com 15 participantes, comparou desempenho de especialistas e aprendizes. A análise dos dados foi elaborada pelo teste Qui quadrado, teste exato de Fisher ou pelo teste U de Mann Whitney. O nível de significância considerado foi de 0,05.
Resultados: O modelo foi validado quanto à face e ao conteúdo, apresentando Índice de Validade de Conteúdo (IVC) entre 0,86 e 1. Os 8 especialistas obtiveram desempenho significativamente superior, destacando-se o tempo de execução (mediana de 109,5s vs. 300s; p < 0,001).
Conclusões: O simulador mostrou ter validade de face, conteúdo e constructo. Demonstrou ser uma ferramenta custo-efetiva, realista e promissora para o ensino prático de habilidades em Ginecologia e Obstetrícia.
Palavras-chave: assistência à saúde, simulador artesanal, treinamento prático, indução de parto.
ABSTRACT
Introduction: Practical training of medical skills faces challenges, especially in Gynecology and Obstetrics. There is a need to implement new methods for training professionals in this area. One alternative is the use of mannequins in simulations.
Objectives: This methodological research aimed to develop, improve and validate a homemade simulator for training the passage of the intracervical probe in the induction of labor.
Methods: The work was theoretically based on scientific literature. The model was constructed and improved based on feedback cycles from experts. The validation process was divided into two stages. The first, face and content, consisted of 14 experts, in which the calculation of the Content Validity Index (CVI) was analyzed, considered valid if > 0.80. The second portion, construct, with 15 participants, compared the performance of experts and trainees. Data analysis was performed using the Chi-square test, Fisher's exact test or the Mann Whitney U test. The significance level considered was 0.05.
Results: The model was validated in terms of face and content, presenting a Content Validity Index (CVI) between 0.86 and 1. The 8 experts obtained significantly superior performance, with emphasis on execution time (median of 109.5 s vs. 300 s; p < 0.001).
Conclusions: The simulator showed face, content and construct validity. It proved to be a cost-effective, realistic and promising tool for practical teaching of skills in Gynecology and Obstetrics.
Keywords: health care, homemade simulator, practical training, labor induction. |