Title: | Análise quantitativa das atitudes sociais em relação à inclusão: professores auxiliares de educação especial |
Author: | Borrmann, Ana Paula |
Abstract: |
As atitudes sociais em relação à inclusão podem constituir barreiras atitudinais significativas para estudantes com deficiência e/ou autista ou, quando favoráveis, melhorar consideravelmente a qualidade de vida no ambiente escolar por meio de um apoio adequado, ético e empoderador oferecido pelo profissional de apoio escolar. Este estudo teve como objetivo mensurar as atitudes sociais em relação à inclusão de Professores Auxiliares de Educação Especial (Profissionais de Apoio) da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis, utilizando a Escala Likert de Atitudes Sociais em Relação à Inclusão (ELASI). Também buscou reunir dados históricos não documentados sobre a criação e evolução desse cargo no contexto da transição de um modelo integracionista para uma educação inclusiva. O estudo fundamenta-se em diretrizes internacionais, como a Declaração de Salamanca, e na legislação brasileira, incluindo a Lei Brasileira de Inclusão (Lei nº 13.146/2015) e normativas municipais, que regulamentam a atuação dos Professores Auxiliares de Educação Especial, em acordo com esta legislação. Os resultados da ELASI indicaram escores médios elevados, próximos ao máximo possível, com poucos outliers, evidenciando atitudes sociais amplamente favoráveis à inclusão e uma homogeneidade significativa na amostra. Os achados reforçam a importância de formações continuadas para consolidar práticas inclusivas e oferecem subsídios para a formulação de políticas públicas e intervenções alinhadas aos princípios da ética do cuidado e ao combate ao capacitismo. Abstract: Social attitudes toward inclusion can constitute significant attitudinal barriers for students with disabilities or, when favorable, considerably improve the quality of life within the school environment through adequate, ethical, and empowering support provided by school support professionals. This study aimed to measure the social attitudes toward inclusion of Special Education Support Teachers (Support Professionals) in the Municipal Education Network of Florianópolis, using the Likert Scale of Social Attitudes Toward Inclusion (ELASI). It also sought to gather undocumented historical data on the creation and evolution of this role within the context of transitioning from an integrationist model to inclusive education. The study is grounded in international guidelines, such as the Salamanca Statement, and Brazilian legislation, including the Brazilian Inclusion Law (Law No. 13.146/2015) and municipal regulations that govern the role of Special Education Support Teachers in alignment with this legislation. The ELASI results indicated high average scores, close to the maximum possible, with few outliers, demonstrating broadly favorable social attitudes toward inclusion and significant homogeneity within the sample. The findings emphasize the importance of continuous training to consolidate inclusive practices and provide support for policy development and interventions aligned with the principles of the ethics of care and combating ableism. |
Description: | Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Métodos e Gestão em Avaliação, Florianópolis, 2025. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/265606 |
Date: | 2025 |
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PMGA0078-D.pdf | 4.391Mb |
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