Title: | Padrões semanais de deslocamento em pessoas idosas: uma análise baseada em dados do sistema de posicionamento global em Florianópolis, SC |
Author: | Coelho, Jânio Carlos Pessanha |
Abstract: |
Este estudo investigou os padrões de deslocamento de pessoas idosas e a associação do deslocamento ativo com variáveis sociodemográficas, de saúde e contextuais. O estudo foi realizado em Florianópolis, Santa Catarina, em 2023/24. Trata-se de um estudo observacional, com delineamento transversal e de associação. Os padrões de deslocamentos foram medidos por meio do Sistema de Posicionamento Global (GPS), utilizado no quadril por sete dias (ao menos 4 dias ? 3 dias de semanas e 1 dia de final de semana), sendo analisados a frequência, distância e tempo dos deslocamentos, classificados como ativos (caminhada e bicicleta) e não ativos (veículos motorizados). As variáveis sociodemográficas e de saúde foram coletadas por questionário durante uma entrevista domiciliar. Por fim, as medidas contextuais de walkability e renda do entorno da residência do idoso foram estimadas por dados disponíveis pelo IBGE. Para análise de dados utilizou-se estatística descritiva e para testar a associação entre as variáveis a regressão logística, adotando-se um nível de significância de 5%. Todas as análises foram realizadas pelo pacote estatísticos Stata 14. Participaram do estudo 276 participantes com 60 anos ou mais, sendo 60,8% mulheres e com idade média de 72,8 anos (DP ± 6,5 anos). Os idosos realizaram, em média, 23,3 viagens semanais, das quais 71,7% foram deslocamentos ativos. No entanto, apenas 9,8% atingiram os 150 minutos semanais recomendados de atividade física. A regressão logística mostrou que idosos com maior escolaridade (OR = 1,82; IC 95%: 1,21?2,74) e maiores níveis de escolaridade (OR = 1,56; IC 95%: 1,10?2,21) apresentaram maior probabilidade de realização de deslocamento ativo. Além disso, um estado nutricional de excesso de peso esteve associado a maior tempo de deslocamento ativo (OR = 1,31; IC 95%: 1,05?1,65). Os idosos realizam um número considerável de deslocamentos e podem contribuir com parcela significativa para atingir as recomendações de atividades físicas semanais para garantir benefícios para à saúde. Os resultados destacam a necessidade de intervenções públicas que integrem melhorias na infraestrutura urbana e programas que incentivem o deslocamento ativo, visando um envelhecimento mais saudável. Abstract: This study investigated the travel patterns of elderly people and the association of active commuting with sociodemographic, health, and contextual variables. The study was conducted in Florianópolis, Santa Catarina, in 2023/24. It is an observational study with a cross-sectional and associative design. Travel was measured using the Global Positioning System (GPS), worn at the hip for seven days (at least 4 days ? 3 weekdays and 1 weekend day), analyzing the frequency, distance, and duration of trips, classified as active (walking and cycling) and nonactive (motorized vehicles). Sociodemographic and health variables were collected through a questionnaire during a home interview. Finally, contextual measures of walkability and income in the surrounding area of the elderly participants' residences were estimated using data available from the Brazilian Institute of Geography and Statistics (IBGE). Data analysis was conducted using descriptive statistics, and logistic regression was used to test the association between variables, adopting a 5% significance level. All analyses were performed using the Stata 14 statistical package. The study involved 276 participants aged 60 or older, 63.4% of whom were women, with an average age of 72.8 years (SD ± 6.5 years). The elderly participants made an average of 23.3 weekly trips, of which 71.7% were active commutes. However, only 9.8% met the recommended 150 minutes of weekly physical activity. Logistic regression showed that elderly individuals with higher education (OR = 1.82; 95% CI: 1.21?2.74) and better educational conditions (OR = 1.56; 95% CI: 1.10?2.21) were more likely to engage in active commuting. Additionally, being overweight was associated with more time spent on active commuting (OR = 1.31; 95% CI: 1.05?1.65). Although elderly individuals make a considerable number of trips, they may contribute significantly to meeting the recommended weekly physical activity levels for health benefits. The results highlight the need for public interventions that integrate urban infrastructure improvements and programs to encourage active commuting, aiming for healthier aging. |
Description: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Florianópolis, 2025. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/265583 |
Date: | 2025 |
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PGEF0696-D.pdf | 1.186Mb |
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