As contribuições de Adelaide Hasse para a Biblioteconomia na primeira metade do Século XX

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As contribuições de Adelaide Hasse para a Biblioteconomia na primeira metade do Século XX

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Title: As contribuições de Adelaide Hasse para a Biblioteconomia na primeira metade do Século XX
Author: Oliveira, Mariana Xavier de
Abstract: O século XIX foi um período de desenvolvimento da biblioteconomia enquanto ciência e do aprimoramento dos instrumentos utilizados pela área. Esse período ficou marcado para a área em função da busca constante pela padronização, tanto na catalogação quanto na classificação. Devido a isso, o tecnicismo da área foi evidenciado dentro das bibliotecas, comitês de associações de bibliotecários e, mais para o final do século, nas escolas de biblioteconomia. Adelaide R. Hasse, iniciou sua carreira na biblioteconomia, em 1889, momento em que as discussões em torno dos sistemas de classificação haviam atingido seu ápice. No entanto, esses sistemas não abrangiam todo o acervo de uma biblioteca. Havia uma certa coleção que não poderia ser classificada e catalogada de acordo com as regras padrões utilizadas, a Série do Congresso, composta de documentos governamentais. Kelso, então, incubiu a Hasse a organização dessa série. É neste momento que o interesse por documentos governamentais é despertado em Hasse. No decorrer de sua carreira, ela se debruça nesta tipologia e produz material com o intuito de auxiliar os bibliotecários que encontrassem a mesma dificuldade. Esta pesquisa tem o objetivo de analisar essas publicações de Hasse e apresentar o público-alvo, a justificativa, o objetivo das publicações e as sugestões de Hasse para o desenvolvimento da biblioteconomia. Este trabalho emprega uma abordagem qualitativa. Além disso, trata-se de uma pesquisa documental, utilizando documentos oficiais, folhetos e relatórios buscados em instituições como o GPO e a LAPL, além de outras instituições com as quais Hasse esteve vinculada profissionalmente. A análise abrangeu publicações de Adelaide Hasse contextualizadas entre 1896 e 1919. As fontes bibliográficas utilizadas neste trabalho para amparar a análise e contextualizar a realidade da época, foram selecionadas a partir de citações em outros artigos ou publicações do período. Limitar à um padrão de busca não seria eficiente, uma vez que parte dessas referências não estavam indexadas em bases de dados. O foco dos resultados está no público-alvo, justificativa, objetivo e sugestões para o desenvolvimento da biblioteconomia. As publicações incluem trabalhos sobre documentos governamentais, como \"List of publications of the U.S. department of agriculture\" e \"U.S. Government publications: a handbook for the cataloger\", além de textos sobre o papel das mulheres na biblioteconomia e publicações da ALA para bibliotecas especializadas. A análise busca contextualizar a produção de Hasse dentro do período histórico da biblioteconomia. Adelaide Hasse contribuiu significativamente para a biblioteconomia, especialmente na classificação de documentos governamentais. Seu trabalho pioneiro, mesmo enfrentando apagamentos históricos, deixou um legado duradouro. Suas práticas inovadoras e defesa das bibliotecárias merecem reconhecimento e estudo na história da área.Abstract: The nineteenth century was a period of development in library science as a field and the improvement of the instruments used in the area. This period was marked by a constant quest for standardization, both in cataloging and classification. As a result, the technicality of the field was highlighted within libraries, committees of librarians associations, and, towards the end of the century, in library science schools. Adelaide R. Hasse began her career in librarianship in 1889, a time when discussions around classification systems had reached their peak. However, these systems did not encompass the entire collection of a library. There was a certain collection that could not be classified and cataloged according to the standard rules used, the Congress Series, composed of government documents. Kelso then tasked Hasse with organizing this series. It was at this moment that Hasse's interest in government documents was awakened. Throughout her career, she focused on this typology and produced material to assist librarians who encountered the same difficulty. This research aims to analyze these publications by Hasse and present the target audience, justification, the objective of the publications, and Hasse's suggestions for the development of library science. This study employs a qualitative approach. Additionally, it is a documentary research, utilizing official documents, pamphlets, and reports sought from institutions such as the GPO and the LAPL, as well as other institutions with which Hasse was professionally affiliated. The analysis covered publications by Adelaide Hasse contextualized between 1896 and 1919. The bibliographic sources used in this work to support the analysis and contextualize the reality of the time were selected from citations in other articles or publications of the period. Limiting to a search standard would not be efficient since part of these references were not indexed in databases. The focus of the findings centers on the target audience, rationale, objective, and suggestions for the development of library science. The publications encompass works on government documents, such as the 'List of publications of the U.S. Department of Agriculture' and 'U.S. Government Publications: A Handbook for the Cataloger,' as well as texts addressing the role of women in librarianship and ALA publications for special libraries. The analysis seeks to contextualize Hasse's production within the historical period of library science. Adelaide Hasse made significant contributions to library science, particularly in the classification of government documents. Her pioneering work, despite facing historical erasures, left a lasting legacy. Her innovative practices and advocacy for women librarians merit recognition and study in the history of the field.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Florianópolis, 2025.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/265550
Date: 2025


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