Jornalismo na construção do agronegócio como fenômeno político e cultural no Brasil: redes de comunicação, práticas sociais e discursivas sobre questões climáticas

DSpace Repository

A- A A+

Jornalismo na construção do agronegócio como fenômeno político e cultural no Brasil: redes de comunicação, práticas sociais e discursivas sobre questões climáticas

Show full item record

Title: Jornalismo na construção do agronegócio como fenômeno político e cultural no Brasil: redes de comunicação, práticas sociais e discursivas sobre questões climáticas
Author: Luz, Suelyn Cristina Carneiro da
Abstract: Esta pesquisa tem como objeto de estudo as comunicações sobre e do agronegócio, com ênfase no jornalismo, a partir de práticas sociais e discursivas de questões socioambientais e climáticas. O objetivo geral é compreender o papel do jornalismo na construção do agronegócio como fenômeno político e cultural no Brasil, a partir de suas práticas sociais e discursivas expressas em redes de comunicação e notícias jornalísticas. Parte-se do pressuposto de que o agronegócio, além de agrário e industrial, também é um fenômeno político e cultural (Pompeia, 2018; Chã, 2018). O percurso metodológico combina procedimentos da tipologia das Redes de Comunicação Pública (Weber, 2017) e da Análise do Discurso Crítica (Fairclough, 2001), além de pesquisa documental e revisão de literatura. Com o acompanhamento de estratégias de comunicação, o estudo sistematiza uma rede de comunicação sobre e do agronegócio e analisa práticas discursivas jornalísticas sobre o setor nas Conferência das Partes (COP) da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC). O corpus de análise empírica é composto por 131 notícias jornalísticas sobre o agronegócio brasileiro, publicadas por 11 veículos e arranjos jornalísticos (Fígaro, 2018), em portais on line, durante as COPs 25, 26 e 27, ocorridas em 2019, 2021 e 2022. Entre os resultados obtidos está a proposição de um percurso em que a sistematização das redes de comunicação pública considera a centralidade dos veículos e arranjos jornalísticos ? ou seja, parte deles e das notícias que produzem, indicando quais organizações e redes predominam na condução do debate público. A análise crítica do discurso jornalístico, desde as categorias elaboradas (autoria; origens da informação e fontes; argumentos e enquadramento), aponta que mesmo em veículos e arranjos jornalísticos com diferentes políticas editoriais predominam enquadramento e argumentos que forjam uma imagem agroambientalista do agronegócio, voltada para a exploração de um mercado de carbono e de um capitalismo verde. As comunicações ganham centralidade estratégica, com ênfase o jornalismo e suas características deontológicas. Pelo estudo constatou-se que quanto mais especializado no agronegócio é um veículo ou arranjo jornalístico, mais ele se alinha às práticas sociais e discursivas das redes de comunicação organizadas pelo setor. Por meio das fontes e argumentos priorizados nas notícias, por exemplo, essa prática jornalística mais especializada teria potencial de se tornar uma extensão da cadeia produtiva/especulativa do agronegócio.Abstract: This research has as a study subject the communication from and about the agribusiness, with an emphasis on journalism, based on social and discursive practices of socio-environmental and climate issues. The general objective is to understand the role of journalism in the construction of agribusiness as a political and cultural phenomenon in Brazil, based on its social and discursive practices expressed in communication networks and journalistic news. It is based on the assumption that agribusiness, in addition to being agrarian and industrial, is also a political and cultural phenomenon (Pompeia, 2018; Chã, 2018). The methodological approach combines the typology procedures from the Public Communication Network (Weber, 2017) and the Critical Discourse Analysis (Fairclough, 2001), in addition to documentary research and literature review. With the monitoring of communication strategies, the study systematizes a communication network about and from agribusiness and analyzes journalistic discursive practices of the sector at the Conference of the Parties (COP) of the United Nations Framework Convention on Climate Change (UNFCCC). The corpus of empirical analysis is composed of 131 journalistic news about Brazilian agribusiness, that were published by 11 journalistic vehicles and arrangements (Fígaro, 2018) on web portals during COPs 25, 26 and 27, which took place in 2019, 2021 and 2022. Among the results obtained is the proposition of a path in which the systematization of public communication networks considers the centrality of journalistic vehicles and arrangements ? that is, based on them and the news they produce, indicating which organizations and networks predominate in conducting the public debate. The critical analysis of journalistic discourse, from the elaborated categories (authorship; information and sources origin; arguments and framing), points out that even in journalistic vehicles and arrangements with different editorial policies, the predominant framing and arguments are the ones that forge an agro-environmentalist image of agribusiness, which aims to explore the carbon market and green capitalism. Communications gain strategic positioning, with an emphasis on journalism and its deontological characteristics. The study verified that the more specialized in agribusiness a journalistic vehicle or arrangement is, the more it aligns with the social and discursive practices of communication networks organized by the sector. Through the sources and arguments prioritized in the news, for example, this more specialized journalistic practice would have the potential to become na extension of the agribusiness production/speculative chain.
Description: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Jornalismo, Florianópolis, 2023.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/265467
Date: 2023


Files in this item

Files Size Format View
PJOR0205-T.pdf 5.434Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar