Anais IV Seminário da Licenciatura em Geografia: viver a geografia - dimensões políticas do ensino e formação docente

DSpace Repository

A- A A+

Anais IV Seminário da Licenciatura em Geografia: viver a geografia - dimensões políticas do ensino e formação docente

Show full item record

Title: Anais IV Seminário da Licenciatura em Geografia: viver a geografia - dimensões políticas do ensino e formação docente
Author: Araujo Junior, Aloysio Marthins de; Springer, Kalina Salaib; Nascimento, Leila Procópia do; Campanini, Orlando Rogério; Jacob, Pedro Henrique Santos Daniel; Dalbem, Rafaela Pacheco; Desidério, Raphaela de Toledo; Nascimento, Rosemy da Silva; Silva, Sílvio Domingos Mendes da; Tomelin, Vanessa Pâmela
Abstract: O IV Seminário da Licenciatura em Geografia (IV SELIGeo), realizado na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), teve como tema central "Viver a Geografia – Dimensões Políticas do Ensino e Formação Docente". O evento buscou revitalizar os espaços universitários e refletir sobre os desafios da formação docente e do ensino de geografia na educação básica, especialmente após a retomada das atividades presenciais em 2022, marcada por dificuldades de infraestrutura e alta evasão estudantil. O seminário foi idealizado por professores e estudantes da Licenciatura em Geografia, e teve a participação de instituições de ensino de diferentes estados e promoveu um diálogo colaborativo sobre temas como cotidiano escolar, diversidade, inclusão, políticas públicas, condições de trabalho docente e reformas curriculares. Com uma abordagem teórico-metodológica ampla, o IV SELIGeo procurou integrar diferentes dimensões da realidade educacional, valorizando a formação inicial e o trabalho de educadores da rede pública. Sua programação incluiu mesas redondas, oficinas, minicursos, apresentações de pesquisas, relatos de experiências e saída de campo, reafirmando o compromisso com uma educação geográfica crítica, inclusiva e transformadora.
Description: Os Anais do IV Seminário da Licenciatura em Geografia: Viver a Geografia – Dimensões Políticas do Ensino e Formação Docente reúnem uma coletânea de trabalhos acadêmicos (resumos expandidos), relatos de experiências e artigos científicos, que emergiram durante o evento realizado por docentes, discentes e pesquisadores da área de Geografia. O seminário teve como eixo central o debate sobre as múltiplas dimensões políticas que atravessam o ensino de Geografia e a formação docente, destacando a importância de uma educação crítica, comprometida com a justiça social, a valorização dos territórios e o papel do professor como agente de transformação. Organizados em sessões temáticas, os textos abordam questões como a construção curricular, os desafios da formação inicial e continuada, as práticas educativas em contextos diversos, além das relações entre saber geográfico, política e sociedade. Este volume se configura como um espaço de diálogo e resistência, reafirmando o compromisso coletivo com a construção de uma Geografia viva, sensível e politicamente engajada com os tempos atuais.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/265408
Date: 2025-05-30


Files in this item

Files Size Format View
Anais_IV_SELIGEO_out_2024_OFICIAL.pdf 8.076Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar