Universidade e Parlamento: proposta para o aprimoramento da interlocução da gestão universitária com o segmento político

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Universidade e Parlamento: proposta para o aprimoramento da interlocução da gestão universitária com o segmento político

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Title: Universidade e Parlamento: proposta para o aprimoramento da interlocução da gestão universitária com o segmento político
Author: Almeida, Rosiani Bion de
Abstract: As universidades federais têm enfrentado, ao longo dos anos, bloqueios orçamentários, ataques à ciência, à autonomia universitária, aos servidores e estudantes, entre outros fatores cruciais ao seu funcionamento e manutenção. Diante desse cenário, torna-se fundamental a adoção de medidas que promovam a aproximação dessas instituições com o segmento político, visando antecipar crises financeiras e de legitimidade. Nesse contexto, a presente pesquisa tem como objetivo principal propor ações que aprimorem a interlocução das universidades federais com os parlamentares federais, a partir da percepção deste público de interesse. A coleta de dados incluiu: pesquisa documental; no âmbito de três Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) da Região Sul do Brasil; e questionário semiestruturado; aplicado a 86 parlamentares federais (Câmara dos Deputados e Senado), com a mesma representação regional das referidas IFES. Este estudo caracteriza-se de natureza aplicada e descritiva, com abordagem predominantemente qualitativa, empregando a análise de conteúdo no tratamento das informações obtidas. Os resultados revelaram, entre outras percepções, que enquanto a maioria dos parlamentares reconhece a importância das universidades federais para o desenvolvimento social, econômico e científico do país, foi apontada uma lacuna na capacidade dessas instituições de demonstrar de forma clara seus impactos e de dialogar com as prioridades do Parlamento. A pesquisa identificou também que a comunicação das universidades com esse público é geralmente reativa, ocorrendo apenas em momentos de crise ou de necessidade imediata, sem a devida continuidade ou estratégia. Neste sentido, ainda foram registradas ausência ou desatualização das políticas institucionais de comunicação - instrumentos estratégicos na estrutura universitária que buscam traduzir a complexidade das atividades de ensino, pesquisa e extensão em resultados concretos e acessíveis à sociedade. Entre os fatores que dificultam a interlocução, destaca-se a visão de que as universidades não alinham seus projetos às demandas sociais e econômicas, além de críticas pontuais em questões ideológicas. Em resposta a esses desafios, esta pesquisa propõe 24 indicadores, entre sugestões ou recomendações, que objetivam melhorar a interface entre os representantes dessas instituições, estabelecer canais de diálogo contínuos e proativos, fortalecer a presença política e social das universidades para um maior engajamento de parlamentares em suas pautas e reivindicações.Abstract: Over the years, federal universities have faced budget blockages, attacks on science, university autonomy, civil servants and students, among other factors crucial to their functioning and maintenance. Given this scenario, it is essential to adopt measures to bring these institutions closer to the political segment, in order to anticipate financial and legitimacy crises. In this context, the main objective of this research is to propose actions to improve the dialogue between federal universities and federal parliamentarians, based on the perception of this public of interest. Data collection included: documentary research at three Federal Institutions of Higher Education (IFES) in southern Brazil; and a semi-structured questionnaire applied to 86 federal parliamentarians (Chamber of Deputies and Senate), with the same regional representation as the IFES. This study is of an applied and descriptive nature, with a predominantly qualitative approach, using content analysis to process the information obtained. The results revealed, among other perceptions, that while the majority of parliamentarians recognize the importance of federal universities for the country's social, economic and scientific development, there was a gap in the capacity of these institutions to clearly demonstrate their impact and dialogue with parliamentary priorities. The research also identified that university communication with this public is generally reactive, occurring only in times of crisis or immediate need, without the necessary continuity or strategy. In this sense, there was also a lack of or outdated institutional communication policies - strategic instruments in the university structure that seek to translate the complexity of teaching, research and extension activities into concrete results that are accessible to society. Among the factors that hinder dialogue is the view that universities do not align their projects with social and economic demands, as well as occasional criticism of ideological issues. In response to these challenges, this research proposes 24 indicators, including suggestions and recommendations, which aim to improve the interface between the representatives of these institutions, establish channels for continuous and proactive dialog, and strengthen the political and social presence of universities so that parliamentarians are more engaged in their agendas and demands.
Description: Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária, Florianópolis, 2025.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/265328
Date: 2025


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