Title: | Desenvolvimento de material didático para o ensino de anatomia vegetal com espécies de interesse agronômico |
Author: | Silva, Maycon Morais da |
Abstract: |
A anatomia vegetal é essencial para o curso de agronomia, pois permite compreender as estruturas internas das plantas e suas funções. No ensino superior, materiais didáticos eficazes são fundamentais para facilitar a abordagem prática e o aprendizado dessa área. Este trabalho visou desenvolver material didático para o ensino de Anatomia Vegetal no curso de Agronomia da Universidade Federal de Santa Catarina. Com base nos órgãos estudados na disciplina, foram selecionadas espécies de interesse agronômico do Laminário Histológico do Laboratório de Anatomia Vegetal e coletadas novas amostras de plantas na Fazenda Experimental da Ressacada, focando em raízes, caules, folhas, flores e frutos. As amostras foram processadas em lâminas histológicas permanentes, fotografadas e organizadas em um atlas didático diagramado no Canva, contendo descrições anatômicas e imagens detalhadas. Após a análise de 586 lâminas existentes e a confecção de 322 novas, foram documentadas 17 espécies de diferentes famílias botânicas, resultando em um atlas de 25 páginas. O atlas oferece um recurso valioso, integrando imagens de alta qualidade com descrições anatômicas para facilitar o aprendizado. Esse material contribui significativamente para o ensino de Anatomia Vegetal, tornando-o mais acessível e atrativo para os estudantes, e diversificando as aulas no ensino superior. Plant anatomy is essential for the agronomy course as it allows for the understanding of the internal structures of plants and their functions. In higher education, effective teaching materials are fundamental to facilitating the practical approach and learning in this field. This study aimed to develop educational material for teaching Plant Anatomy in the Agronomy course at the Federal University of Santa Catarina. Based on the organs studied in the discipline, agronomically relevant species were selected from the Histological Collection of the Plant Anatomy Laboratory, and new plant samples were collected at the Ressacada Experimental Farm, focusing on roots, stems, leaves, flowers, and fruits. The samples were processed into permanent histological slides, photographed, and organized into a teaching atlas designed using Canva, containing anatomical descriptions and detailed images. After analyzing 586 existing slides and producing 322 new ones, 17 species from different botanical families were documented, resulting in a 25-page atlas. The atlas provides a valuable resource, integrating high-quality images with anatomical descriptions to facilitate learning. This material significantly contributes to the teaching of Plant Anatomy, making it more accessible and appealing to students, while diversifying classes in higher education. |
Description: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Agrárias, Agronomia. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/265258 |
Date: | 2024-11-27 |
Files | Size | Format | View | Description |
---|---|---|---|---|
TCC Maycon Morais da Silva.pdf | 770.2Kb |
View/ |
TCC Maycon Morais da Silva |