Planejamento Estratégico de uma Cervejaria Artesanal no Município de Garopaba/SC

DSpace Repository

A- A A+

Planejamento Estratégico de uma Cervejaria Artesanal no Município de Garopaba/SC

Show full item record

Title: Planejamento Estratégico de uma Cervejaria Artesanal no Município de Garopaba/SC
Author: Teixeira, Henrique José
Abstract: indústria cervejeira representa um mercado importante no Brasil, demonstrando crescimento significativo nos últimos anos, principalmente das cervejas artesanais. Grande parte das cervejarias possuem um porte pequeno, tendo que enfrentar diversos desafios, como impostos altos e a concorrência com empresas maiores. Este trabalho teve como objetivo elaborar o planejamento estratégico para uma cervejaria artesanal no município de Garopaba, Santa Catarina, denominada 11:11, com o propósito de fortalecimento da empresa e auxílio na tomada de decisões. O presente trabalho possui uma abordagem qualitativa e de natureza aplicada e foi desenvolvida sob a forma de um estudo de caso. Em relação a análise SWOT, considerando-se a analise interna, a cervejaria destaca-se pela qualidade dos produtos e a relação próxima com os clientes, ao mesmo tempo que não possui fundos para investimento e nem poder de barganha com os fornecedores. No ambiente externo, existem oportunidades regionais como o turismo de verão e a falta de concorrência local, enquanto a concorrência de empresas maiores e os custos elevados são consideradas ameaças.The brewing industry represents an important market in Brazil, showing significant growth in the last few years, especially in the craft beer sector. A large part of the breweries are small-scale operations, facing several challenges, such as high taxes and competition with larger companies. This study aimed to develop a strategic plan for a craft brewery located in Garopaba, Santa Catarina, called 11:11, with the purpose of strengthening the company and assisting in decision-making. This work follows a qualitative and applied approach, developed in the form of a case study. Regarding the SWOT analysis, considering the internal analysis, the brewery stands out for the quality of its products and its close relationship with customers, while lacking funds for investment and bargaining power with suppliers. In the external environment, there are regional opportunities such as summer tourism and the lack of local competition, while competition from larger companies and high costs are considered threats.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Agrárias, Agronomia.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/265249
Date: 2024-11-27


Files in this item

Files Size Format View Description
TCC Henrique José Teixeira.pdf 507.5Kb PDF View/Open TCC Henrique José Teixeira

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar