"Há diferenças entre os iguais?": as trajetórias sociais dos estudantes ingressantes pelo Programa de Ações Afirmativas da UFSC nas carreiras de Medicina e Pedagogia

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"Há diferenças entre os iguais?": as trajetórias sociais dos estudantes ingressantes pelo Programa de Ações Afirmativas da UFSC nas carreiras de Medicina e Pedagogia

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Title: "Há diferenças entre os iguais?": as trajetórias sociais dos estudantes ingressantes pelo Programa de Ações Afirmativas da UFSC nas carreiras de Medicina e Pedagogia
Author: Viricimo, Luan
Abstract: Durante os anos 2000, no Brasil, ocorreu um aumento expressivo do número de vagas, matrículas e universidades no sistema de ensino superior brasileiro (ES) concomitante com a consolidação dos programas de ações afirmativas (PAA) como uma política pública de democratização de acesso ao ES. Nesse contexto, reconstituímos as origens e trajetórias sociais dos estudantes beneficiários do programa ações afirmativas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em duas distintas carreiras universitárias, marcadas historicamente por diferentes graus de seletividade acadêmica, prestígio social e retorno financeiro, que são, respectivamente, os cursos de Medicina e Pedagogia. O objetivo foi verificar as diferenças e desigualdades observáveis entre as carreiras, dentro de um mesmo nível de ensino (estratificação horizontal do ensino superior), refletidas em diferentes modos de experimentação da condição universitária. Enquanto a literatura sobre o tema tende a abordar os estudantes beneficiários do PAA como um universo socialmente homogêneo e indiviso, em comparação com os estudantes ?não cotistas?, em nosso estudo evidenciamos os diferentes processos de socialização primária e secundária, capitais incorporados e a reformulação do habitus. O estudo foi realizado através de levantamento de dados disponibilizados pela Comissão Permanente do Vestibular (COPERVE/UFSC), dados das coordenações dos cursos e de entrevistas semiestruturadas com 16 estudantes cotistas de Medicina e Pedagogia da UFSC. Mobilizamos os aportes teóricos de Pierre Bourdieu e Bernard Lahire. Os resultados da pesquisa confirmam que de fato existe estratificação horizontal do ES entre os cotistas das referidas carreiras.Abstract: During the 2000s, in Brazil, there was a significant increase in the number of vacancies available for university enrollment, university enrollment and number of universities in the Brazilian higher education system, concurrently with the consolidation of affirmative action programs (PAA) as a public policy for democratizing access to universities. In this context, we reconstitute the origins and social trajectories of students who benefited from the affirmative action program at the Federal University of Santa Catarina (UFSC) in two distinct university careers, historically marked by different degrees of academic selectivity, social prestige and financial return, which are, respectively, the Medical Course for Medical Doctor (MD) formation and Pedagogy courses. The objective was to verify the observable differences and inequalities between the careers, within the same level of education (horizontal stratification of university education), reflected in different ways of experiencing the university condition. While the literature on the subject tends to approach students benefiting from the PAA as a socially homogeneous and undivided group, in comparison with the not benefited students, in our study we highlight the different processes of primary and secondary socialization, incorporated capital and the reformulation of habitus. The study was conducted through a survey of data provided by the Permanent Entrance Exam Committee (COPERVE/UFSC), data from course coordinators and semi-structured interviews with 16 students benefited from the PAA in Medicine formation and Pedagogy Course at UFSC. We based the study in the theoretical contributions of Pierre Bourdieu and Bernard Lahire.
Description: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Ciência Política, Florianópolis, 2025.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/265224
Date: 2025


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