Ferramenta para o gerenciamento das avaliações de cursos de graduação do MEC/INEP: Ismael Mazzuco ; orientador, Giovani Mendonça Lunardi.

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Ferramenta para o gerenciamento das avaliações de cursos de graduação do MEC/INEP: Ismael Mazzuco ; orientador, Giovani Mendonça Lunardi.

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Title: Ferramenta para o gerenciamento das avaliações de cursos de graduação do MEC/INEP: Ismael Mazzuco ; orientador, Giovani Mendonça Lunardi.
Author: Mazzuco, Ismael
Abstract: A tecnologia esteve presente desde o início da civilização e com o tempo foram criados e desenvolvidos mecanismos para facilitar a vida das pessoas, influenciando a indústria, medicina, educação e outros. A educação no Brasil teve início em 1808, e no ano de 1993 surgiu a primeira proposta de avaliação do Ensino Superior no país. O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) é quem faz, anualmente, o censo da educação e a avaliação dos cursos. Essa avaliação é constituída de três dimensões: organização didática pedagógica; corpo docente e tutorial e infraestrutura. A nota dada pelo INEP é de um a cinco, e conforme a avaliação, o curso poderá ser autorizado, reconhecido ou renovado. Nesse contexto, o presente trabalho tem por objetivo contribuir com estudos na área de tecnologia, mais especificamente, auxiliar as Instituições de Ensino Superior (IES) no processo de preparação e organização para as avaliações de seus cursos de graduação feitas pelo Ministério da Educação (MEC). A contribuição será por meio do desenvolvimento de protótipo de um programa que poderá ser utilizado pelas IES para se prepararem para as avaliações do MEC. Para o desenvolvimento do protótipo foram usadas as programações Angular 8, eleito como o framework para a camada de front-end, enquanto o Spring foi adotado para a infraestrutura de back-end. Como linguagens de programação, optou-se pela utilização conjunta do Java e TypeScript. O sistema de gerenciamento de banco de dados escolhido foi o PostgreSQL. O protótipo foi apresentado a uma IES que o avaliou por meio de um questionário aplicado aos coordenadores dos cursos. A análise dos dados permitiu verificar que a adoção de um sistema de apoio para a avaliação do MEC trará benefícios para a instituição de ensino como um todo.Abstract: Technology has been present since the beginning of civilization, and over time, mechanisms have been created and developed to make life easier for people, influencing industries such as medicine, education, and others. Education in Brazil began in 1808, and in 1993, the first proposal for the evaluation of Higher Education was introduced. The National System for the Evaluation of Higher Education (SINAES), through the Anísio Teixeira National Institute for Educational Studies and Research (INEP), conducts an annual census of education and evaluates courses. This evaluation consists of three dimensions: didactic-pedagogical organization, faculty and tutorial staff, and infrastructure. The grade given by INEP ranges from one to five, and based on the evaluation, the course can be accredited, recognized, or renewed.In this context, the present work aims to contribute to studies in the field of technology, specifically to assist Higher Education Institutions (HEIs) in the process of preparation and organization for the evaluation of their undergraduate courses by the Ministry of Education (MEC). The contribution will be through the development of a prototype program that can be used by HEIs to prepare for MEC evaluations. For the development of the prototype, Angular 8 was chosen as the front-end framework, while Spring was adopted for the back-end infrastructure. The programming languages chosen were Java and TypeScript. The database management system selected was PostgreSQL. The prototype was presented to an HEI, which evaluated it through a questionnaire administered to course coordinators. The data analysis showed that the adoption of a support system for MEC evaluation will bring benefits to the institution.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá, Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação, Araranguá, 2025.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/265170
Date: 2023


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