Title: | Trajetórias acadêmicas e profissionais de estudantes internacionais do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação no Ensino Superior |
Author: | Padilha, Felipe |
Abstract: |
O acesso gratuito ao ensino superior e os programas de mobilidade acadêmica são políticas públicas essenciais para garantir o direito à educação e promover a internacionalização universitária. Este estudo tem por objetivo geral identificar a percepção de estudantes do Programa Estudante-Convênio de Graduação (PEC-G) acerca dos seus interesses acadêmicos e profissionais ao longo da sua formação universitária. Para isso, os objetivos específicos deste estudo são os de a) mapear o perfil sociodemográfico dos estudantes do PEC-G de uma universidade federal brasileira; b) identificar os interesses acadêmicos e profissionais de estudantes internacionais do PEC-G; e c) mapear elementos que agem como facilitadores e/ou barreiras nas trajetórias acadêmicas de estudantes do PEC-G no Brasil. Esta pesquisa possui delineamento exploratório-descritivo, de caráter qualitativo por meio de duas estratégias metodológicas de coleta de dados interdependentes: a primeira se deu na aplicação de um questionário descritivo composto por 34 questões objetivas e 02 questões abertas acerca das trajetórias e dos interesses acadêmicos e profissionais em estudantes do PEC-G de uma universidade federal brasileira do sul do Brasil. A segunda etapa utilizou-se de um grupo focal com 5 estudantes da comunidade internacional da mesma universidade, além de uma entrevista semiestruturada analisada em caráter complementar, com roteiro de 15 questões disparadoras acerca de suas trajetórias acadêmicas e seus interesses profissionais. As análises de dados foram norteadas pela análise descritiva dos dados quantitativos do questionário, além de uma análise qualitativa das questões abertas e dos materiais coletados no grupo focal, realizada por meio da Análise de Conteúdo de Bardin. A análise do questionário (Etapa 1) mapeou o perfil sociodemográfico dos estudantes do PEC-G de uma universidade federal brasileira, identificando predominantemente jovens vindos de países africanos e latino-americanos em cursos de áreas tecnológicas e administrativas. Os dados revelaram que, embora os estudantes valorizem a oportunidade acadêmica, enfrentam desafios significativos como o custo de vida elevado e dificuldades de integração cultural e acadêmica. O Grupo Focal (Etapa 2) reafirmou desafios significativos enfrentados pelos estudantes do PEC-G, como dificuldades de integração acadêmica, e também destacou o papel crucial das redes de apoio interpessoais na adaptação psicossocial no Brasil. A transição cultural foi percebida como um processo marcante, acompanhada de sentimentos de isolamento inicial que foram mitigados por conexões sociais e pela identificação com colegas ou comunidades anfitriãs. As discussões aprofundaram como esses fatores moldam suas experiências no Ensino Superior e influenciam seus interesses profissionais. A entrevista semiestruturada complementar aprofundou a compreensão das percepções sobre o impacto da mobilidade acadêmica na identidade e nos interesses profissionais, além do retorno ao país de origem. Com essa pesquisa, pode-se compreender mais sobre as trajetórias de estudantes internacionais do PEC-G no Brasil, revelando como as experiências acadêmicas e culturais impactam não apenas a formação profissional desses estudantes, mas também suas identidades. Por fim, reforçou a essencialidade de políticas institucionais inclusivas para promover justiça social e melhorar a integração desses estudantes no ensino superior brasileiro. Abstract: Free access to higher education is part of the set of public educational policies that advocate for guaranteeing the rights of the student community to enter university territories. Academic mobility programs serve as alternatives to materialize this access and, furthermore, strengthen internationalization policies. This study aims to identify the perception of students from the Student-Agreement Program for Undergraduate Studies (PEC-G) regarding their academic and professional interests throughout their university education. To achieve this, the specific objectives of this study are to: a) map the sociodemographic profile of PEC-G students at a Brazilian federal university; b) identify the academic and professional interests of international PEC-G students; and c) map elements that act as facilitators and/or barriers in the academic trajectories of PEC-G students in Brazil. The theoretical framework of this research navigates constructs shared in the field of psychology at the interface with the subfields of education and work, permeated by continuous processes of development and subjectivities produced throughout university education and the professional interests that shape the life choices of these students. This research has an exploratory-descriptive design, with a qualitative approach, using two interdependent methodological strategies for data collection: the first involved the application of a descriptive questionnaire composed of 34 objective questions and 02 open-ended questions about the trajectories and academic and professional interests of PEC-G students at a federal university in southern Brazil. The second stage utilized a focus group with 5 students from the international community of the same university, as well as a complementary semi-structured interview, with a script of 15 guiding questions about their academic trajectories and professional interests. Data analysis was guided by descriptive analysis of the quantitative data from the questionnaire, as well as a qualitative analysis of the open-ended questions and materials collected in the focus group, conducted through Bardin's Content Analysis. The analysis of the questionnaire (Stage 1) mapped the sociodemographic profile of PEC-G students, identifying predominantly young individuals from African and Latin American countries enrolled in technical courses. The data revealed that, although students value the academic opportunity, they face significant challenges such as high living costs and difficulties in cultural and academic integration. The Focus Group (Stage 2) reaffirmed significant challenges faced by PEC-G students, such as difficulties in academic integration, and also highlighted the crucial role of interpersonal support networks in psychosocial adaptation in Brazil. The cultural transition was perceived as a significant process, accompanied by initial feelings of isolation that were mitigated by social connections and identification with peers or host communities. The discussions deepened how these factors shape their experiences in higher education and influence their professional interests. The complementary semi-structured interview further explored perceptions of the impact of academic mobility on identity and professional interests, as well as the return to their home countries. Through this research, it was possible to gain a deeper understanding of the trajectories of international PEC-G students in Brazil, revealing how academic and cultural experiences impact not only the professional training of these students but also their identities. Finally, it reinforced the essentiality of inclusive institutional policies to promote social justice and improve the integration of these students in Brazilian higher education. |
Description: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2025. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/264988 |
Date: | 2025 |
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PPSI1142-D.pdf | 1.753Mb |
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