Interesses de leitura dos estudantes do ensino fundamental - anos finais: uma proposta de instrumento para a avaliação diagnóstica

DSpace Repository

A- A A+

Interesses de leitura dos estudantes do ensino fundamental - anos finais: uma proposta de instrumento para a avaliação diagnóstica

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.advisor Andersen, Elenice Maria Larroza
dc.contributor.author Alves, Bruna Carolina
dc.date.accessioned 2025-05-09T23:25:03Z
dc.date.available 2025-05-09T23:25:03Z
dc.date.issued 2024
dc.identifier.other 391606
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/264979
dc.description Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Letras, Florianópolis, 2024.
dc.description.abstract Este trabalho investiga os interesses de leitura de alunos do Ensino Fundamental II, com foco na relação entre esses interesses e as características textuais de narrativas literárias. A pesquisa fundamenta-se teoricamente nos estudos de Teresa Colomer (2007, 2017), Michèle Petit (2008, 2009, 2013), Keith Oatley (2011), Nelly Novaes Coelho (2000), Richard Bamberger (1987) e David S. Miall (2006). A metodologia, tipificada como abordagem mista, de natureza quantitativa e qualitativa, envolveu 124 estudantes de 6º e 9º anos da Escola Estadual Plácido Olímpio de Oliveira, em Joinville, Santa Catarina, que responderam a um questionário composto por perguntas abertas e fechadas. O desenvolvimento desse instrumento diagnóstico envolveu cinco etapas: revisão da pesquisa na área, construção do instrumento, validação por juízes especialistas, estudo piloto e aplicação e análise final. A investigação analisou preferências por gêneros literários, temas e tipos de narrativa, destacando a relevância de elementos como espaço, tempo, narrador e personagens. Os resultados indicaram que o instrumento elaborado contribuiu para a avaliação diagnóstica dos interesses de leitura do público-alvo. A partir dele, foi possível observar que os alunos do 6º ano apresentam preferência por narrativas de estrutura linear e caráter visual, com temas voltados para aventura e fantasia. Já os estudantes do 9º ano demonstraram maior interesse por histórias mais complexas, que exploram conflitos emocionais e questões de cunho social. Também se observou que a presença de personagens capazes de gerar identificação desperta o interesse dos leitores em ambas as faixas etárias. O estudo reforça que essas preferências refletem a importância do alinhamento entre os elementos narrativos e a maturidade dos alunos, de modo que, para incentivar o gosto pela leitura literária, é necessário conciliar os fatores cognitivos e emocionais dessa leitura. Como limitações da pesquisa, apontamse, sobretudo, a aplicação em uma única escola de Joinville com 124 alunos, restringindo a generalização dos resultados e a ausência de análise longitudinal, dificultando a compreensão da evolução dos interesses de leitura, além da necessidade de testes adicionais para adaptação a outros contextos. Desse modo, espera-se que, por um lado, o estudo contribua para auxiliar os professores na criação de estratégias educacionais que favoreçam a ampliação da experiência leitora dos estudantes e, por outro, contribua para o desenvolvimento de mais pesquisas na área.
dc.description.abstract Abstract: This study investigates the reading interests of middle school students, focusing on the relationship between these interests and the textual characteristics of literary narratives. The research is theoretically based on the studies of Teresa Colomer (2007, 2017), Michèle Petit (2008, 2009, 2013), Keith Oatley (2011), Nelly Novaes Coelho (2000), Richard Bamberger (1987), and David S. Miall (2006). The methodology, classified as a mixed-methods approach with both quantitative and qualitative elements, involved 124 students from the 6th and 9th grades at Escola Estadual Plácido Olímpio de Oliveira in Joinville, Santa Catarina. These students responded to a questionnaire composed of open and closed questions. The development of this diagnostic instrument followed five stages: literature review, instrument construction, expert validation, pilot study, and final application and analysis. The investigation examined preferences regarding literary genres, themes, and narrative types, highlighting the relevance of elements such as setting, time, narrator, and characters. The results indicated that the instrument contributed to diagnosing the target audience?s reading interests. Findings revealed that 6th-grade students prefer linearstructured and visually rich narratives, particularly those centered on adventure and fantasy themes. Meanwhile, 9th-grade students showed a greater interest in more complex stories that explore emotional conflicts and social issues. Additionally, the presence of relatable characters was found to enhance engagement across both age groups. The study reinforces that these preferences reflect the importance of aligning narrative elements with students? cognitive and emotional maturity. To foster literary reading appreciation, it is essential to balance these cognitive and emotional factors. The research presents certain limitations, notably its application to a single school in Joinville with 124 students, which restricts the generalization of results, as well as the absence of a longitudinal analysis, making it difficult to assess the evolution of reading interests over time. Moreover, further testing is required for adaptation to other contexts. Nevertheless, the study aims to assist teachers in developing educational strategies to broaden students' reading experiences while also contributing to further research in this field. en
dc.format.extent 203 p.| il., gráfs.
dc.language.iso por
dc.subject.classification Linguística
dc.subject.classification Interesses na leitura
dc.subject.classification Literatura infantojuvenil
dc.subject.classification Estudantes do ensino fundamental
dc.title Interesses de leitura dos estudantes do ensino fundamental - anos finais: uma proposta de instrumento para a avaliação diagnóstica
dc.type Dissertação (Mestrado profissional)


Files in this item

Files Size Format View
PPLE0067-D.pdf 2.212Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar