Title: | Identificação de variáveis de carreira e fatores sociodemográficos relacionados à construção de projetos de vida de estudantes do Novo Ensino Médio |
Author: | Moreira, Ana Flávia da Silva |
Abstract: |
Esta investigação objetivou identificar como a variável de carreira Adaptabilidade e fatores sociodemográficos se relacionam à construção de projetos de vida de estudantes de uma escola pública de Santa Catarina, no contexto do Novo Ensino Médio. Para tanto, foram aplicados um questionário sociodemográfico, a escala de Adaptabilidade de Carreira e o questionário de Projetos de Vida. Este último é composto por uma escala de mesmo nome e uma questão de resposta aberta que possibilitou identificar os projetos de vida dos estudantes por meio da análise de conteúdo. Participaram da investigação 75 estudantes dos três anos do Ensino Médio de uma escola pública de Florianópolis, com idades entre 15 e 18 anos. Como resultados, encontrou-se relações estatisticamente significativas entre o exercício de atividade remunerada, ano escolar e o desenvolvimento do Projeto de Vida e da Adaptabilidade de Carreira. Observou-se, ainda, influência significativa do nível de desenvolvimento de projetos de vida sobre a adaptabilidade de carreira e suas dimensões Preocupação, Confiança, Curiosidade e Controle. Quanto aos objetivos relacionados aos projetos de vida dos estudantes investigados, os três domínios que mais se destacaram foram, respectivamente, Educação e Conhecimento, Trabalho e Carreira e Bens Materiais e Finanças. Os resultados obtidos contribuem com o campo de pesquisa que envolve projetos de vida, orientação profissional e de carreira e, especificamente, aspectos relacionados à promoção de recursos de adaptabilidade de carreira no contexto do Novo Ensino Médio. Abstract: This research aimed to identify how the career variable Adaptability and sociodemographic factors relate to the construction of life projects of students from a public school in Santa Catarina, in the context of the New High School. To this end, a sociodemographic questionnaire, the Career Adaptability scale and the Life Projects questionnaire were applied. The latter consists of a scale of the same name and an open-ended question that made it possible to identify the students' life projects through content analysis. Seventy-five students from the three years of High School from a public school in Florianópolis, aged between 15 and 18 years, participated in the research. As a result, statistically significant relationships were found between the exercise of paid activity, school year and the development of the Life Project and Career Adaptability. A significant influence of the level of development of life projects on career adaptability and its dimensions Concern, Confidence, Curiosity and Control was also observed. Regarding the objectives related to the life projects of the students investigated, the three domains that stood out the most were, respectively, Education and Knowledge, Work and Career, and Material Goods and Finances. The results obtained contribute to the field of research involving life projects, professional and career guidance and, specifically, aspects related to the promotion of career adaptability resources in the context of the New High School. |
Description: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2025. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/264921 |
Date: | 2025 |
Files | Size | Format | View |
---|---|---|---|
PPSI1147-D.pdf | 4.135Mb |
View/ |