Title: | Sentidos de raça e classificação racial: narrativas cotidianas no norte de Santa Catarina |
Author: | Pickler, Aline Hypolito da Silva |
Abstract: |
Esta dissertação discute os resultados de uma investigação a respeito dos sentidos produzidos sobre raça e classificação racial em um município do norte de Santa Catarina, região caracterizada pela predominância de narrativas eurocêntricas e pela invisibilização histórica das contribuições indígenas e negras. O trabalho articula a Psicologia Sócio-histórica à Teoria Crítica da Raça (TCR) e utiliza uma abordagem qualitativa e exploratória. Para o desenvolvimento da pesquisa, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 16 participantes adultos, em espaços públicos, complementadas por um diário de campo para o registro de observações e reflexões. A análise foi conduzida utilizando-se dois métodos distintos; o método dos ?núcleos de significação? foi aplicado no artigo 1, enquanto o artigo 2 se baseou em conceitos da Análise do Discurso para explorar os sentidos produzidos. Os resultados apontam para a permanência de mitos como o da democracia racial, que sustentam desigualdades raciais e mantêm a ideia de que a raça é uma categoria biológica, legitimando estereótipos e hierarquias baseados em características físicas. Essa ideia contribui para naturalizar desigualdades e dificultar a compreensão da raça como uma construção social vinculada a dinâmicas históricas e relações de poder. Identificou-se que classificações raciais se baseiam majoritariamente em marcadores fenotípicos, como tom de pele e traços físicos, e estão associadas a estigmas que reforçam hierarquias sociais e simbólicas. Além disso, os discursos coletados revelam uma apropriação histórica e colonial que universaliza a cultura branca, enquanto marginaliza a cultura negra. A dissertação é composta por dois artigos científicos. O primeiro explora os sentidos de raça, evidenciando como o imaginário colonial está presente nas construções cotidianas dos participantes, e o segundo aborda as práticas de classificação racial, discutindo suas implicações no contexto das relações sociais e institucionais. Este estudo pode contribuir com as discussões sobre raça, racismo e democracia racial no Brasil, destacando a importância do letramento racial e de debates interdisciplinares como forma de enfrentamento ao racismo em suas diversas manifestações. Abstract: This dissertation discusses the results of an investigation concerning the meanings produced around race and racial classification in a municipality in northern Santa Catarina, a region characterized by the predominance of Eurocentric narratives and the historical invisibilization of Indigenous and Black contributions. The study integrates Socio-Historical Psychology with Critical Race Theory (CRT) and employs a qualitative and exploratory approach. Semi-structured interviews were conducted with 16 adult participants in public spaces, complemented by a field diary to record observations and reflections. The analysis utilized two distinct methods: the \"nuclei of meaning\" approach was applied in Article 1, while Article 2 employed concepts from Discourse Analysis to explore the meanings produced. The findings point to the persistence of myths such as racial democracy, which sustains racial inequalities and perpetuates the notion of race as a biological category, legitimizing stereotypes and hierarchies based on physical characteristics. This notion contributes to the naturalization of inequalities and hinders the understanding of race as a social construct tied to historical dynamics and power relations. Racial classifications were found to be predominantly based on phenotypic markers, such as skin tone and physical traits, and are associated with stigmas that reinforce social and symbolic hierarchies. Furthermore, the collected discourses reveal a historical and colonial appropriation that universalizes white culture while marginalizing Black culture. This dissertation comprises two scientific articles. The first explores the meanings of race, highlighting how the colonial imaginary is embedded in participants' everyday constructions, and the second addresses the practices of racial classification, discussing their implications in the context of social and institutional relations. This study contributes to advancing discussions on race, racism, and racial democracy in Brazil, emphasizing the importance of racial literacy and interdisciplinary debates to confront racism in its various manifestations. |
Description: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2025. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/264911 |
Date: | 2025 |
Files | Size | Format | View |
---|---|---|---|
PPSI1139-D.pdf | 1.219Mb |
View/ |