Title: | Desenvolvimento do portal Empreenderepolitica para a popularização do empreendedorismo na enfermagem |
Author: | Esteves, Gabriela Almeida de Oliveira |
Abstract: |
Introdução: Considerando a lacuna existente na formação dos enfermeiros e a necessidade do desenvolvimento de competências e habilidades empreendedoras quanto ao empreendedorismo, urge a necessidade de disponibilizar em nossa realidade ferramentas que possam contribuir para suprir tal necessidade. Objetivo: Desenvolver, validar e avaliar um portal educacional sobre empreendedorismo na Enfermagem. Método: Estudo metodológico, de cunho quantitativo, realizado entre Fevereiro de 2022 a Novembro de 2024 que engloba o desenvolvimento de um portal educacional sobre Empreendedorismo na enfermagem, seguindo as etapas do Design Thinking associada à metodologia da criação de portais educacionais. Inicialmente englobou duas etapas, a revisão integrativa da literatura e a aplicação de questionário para obter-se um diagnóstico situacional com estudantes de enfermagem da graduação, Enfermeiros docentes e Pós-Graduandos do Programa Profissional oriundos de instituições públicas e privadas de Santa Catarina, respectivamente. Foi elaborado o constructo teórico para a concepção e modelagem propriamente dita da ferramenta idealizada. A primeira versão do portal foi avaliada por pesssoas de diferentes áreas incluindo profissionais do web design, educadores, alunos e enfermeiros. A relevância dos itens foi obtida por meio do Índice de Validade de Conteúdo, sendo considerados válidos o consenso de 70% (0,7) ou mais entre as avaliações dos juízes. Após esta etapa, os ajustes e melhorias na ferramenta foram realizadas para que pudesse ser divulgada e disponibilizada. O estudo foi aprovado pelo comitê de ética em pesquisa com Seres Humanos sob o número de CAAE 67156523.2.0000.0121. Resultados: Participaram na primeira etapa 27 alunos de graduação, 10 Enfermeiros docentes e 23 pós-graduandos. Identificou-se que a maioria dos participantes reconhece a relevância do empreendedorismo na Enfermagem, mas possui um conhecimento intermediário sobre o tema. Os Portais Educacionais foram vistos como ferramentas promissoras, com destaque para aspectos como facilidade de navegação e atualização de conteúdos. O portal foi avaliado por uma banca de consenso sendo considerado adequado para divulgação e navegabilidade. Posteriormente o conteúdo do portal foi validado, onde atingiu o consenso geral do Índice de Validade de Conteúdo de 86,64% e individual de cada item oscilando entre 73,3% a 93,3%. Considerações finais: o portal foi construído a partir de evidências sólidas e avaliado por experts de diferentes áreas, demonstrou ser uma tecnologia viável de apoio à formação e educação de alunos e profissionais no que tange ao acesso de informações acerca do empreendedorismo na enfermagem. Produto: o portal educacional chamado de empreenderepolítica é composto por 13 telas principais que emerge a partir delas outros nichos de navegação, incluindo conteúdos sobre a aplicabilidade de diferentes interpretações do Empreendedorismo na Enfermagem. Contribuições para a enfermagem: O portal educacional desenvolvido poderá contribuir para a popularização de conteúdo específico a respeito do empreendedorismo e inovação, com a finalidade de capacitação e conscientização da necessidade de mudança do cenário atual e futuro, com o fim de facilitar e atrair o interesse da classe para o tema. Recomendações gerais: A criação de portais educacionais desempenha um papel essencial no aprimoramento da experiência de ensino e aprendizagem. Abstract: Introduction: Considering the gap in nursing training and the need to develop entrepreneurial skills and abilities regarding entrepreneurship, there is an urgent need to make tools available in our reality that can contribute to meeting this need. Objective: To develop, validate, and evaluate an educational portal on entrepreneurship in Nursing. Method: A methodological study, of a quantitative nature, carried out between February 2022 and November 2024, which encompasses the development of an educational portal on Entrepreneurship in Nursing, following the stages of Design Thinking associated with the methodology of creating educational portals. Initially, it included two stages, the integrative review of the literature and the application of a questionnaire to obtain a situational diagnosis with undergraduate nursing students, teaching nurses, and postgraduate students of the Professional Program from public and private institutions in Santa Catarina, respectively. The theoretical construct was elaborated for the conception and modeling of the idealized tool itself. The first version of the portal was evaluated by people from different areas, including web design professionals, educators, students, and nurses. The relevance of the items was obtained through the Content Validity Index, with a consensus of 70% (0.7) or more among the judges' evaluations being considered valid. After this stage, adjustments and improvements to the tool were made so that it could be disseminated and made available. The study was approved by the Human Research Ethics Committee under the number CAAE 67156523.2.0000.0121. Results: Twenty-seven undergraduate students, 10 nursing professors, and 23 graduate students participated in the first stage. It was identified that most participants recognize the relevance of entrepreneurship in Nursing, but have intermediate knowledge on the subject. Educational Portals were seen as promising tools, with emphasis on aspects such as ease of navigation and content updating. The portal was evaluated by a consensus panel and considered suitable for dissemination and navigability. The portal content was subsequently validated, reaching a general consensus of 86.64% for the Content Validity Index, and an individual consensus for each item ranging from 73.3% to 93.3%. Final considerations: the portal was built based on solid evidence and evaluated by experts from different areas, proving to be a viable technology to support the training and education of students and professionals regarding access to information about entrepreneurship in nursing. Product: the educational portal called empreenderepolítica is composed of 13 main screens from which other navigation niches emerge, including content about the applicability of different interpretations of Entrepreneurship in Nursing. Contributions to nursing: The educational portal developed may contribute to the popularization of specific content regarding entrepreneurship and innovation, with the purpose of training and raising awareness of the need to change the current and future scenario, in order to facilitate and attract the interest of the class in the topic. General recommendations: The creation of educational portals plays an essential role in improving the teaching and learning experience. |
Description: | Tese (doutorado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Gestão do Cuidado em Enfermagem, Florianópolis, 2025. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/264910 |
Date: | 211 |
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PGCF0247-T.pdf | 4.584Mb |
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