Competências digitais dos professores da Educação Especial

DSpace Repository

A- A A+

Competências digitais dos professores da Educação Especial

Show full item record

Title: Competências digitais dos professores da Educação Especial
Author: Rocha, Giselda Tatiana de Souza
Abstract: Este estudo teve como objetivo geral analisar as competências digitais necessárias aos professores que atuam com alunos com deficiência e suas implicações no desempenho pedagógico. Para isso, foram definidos objetivos específicos que envolveram a investigação dos marcos teóricos da Educação Especial, o mapeamento de competências digitais relevantes, a análise das lacunas formativas, a exploração das percepções dos professores sobre o uso das TIC no ensino inclusivo e as implicações das competências digitais em seu desempenho pedagógico. A pesquisa, de natureza aplicada e abordagem mista (quantitativa e qualitativa), foi conduzida por meio de uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL), utilizando artigos indexados nas bases Web of Science e Scopus, complementados pela plataforma Connected Papers. A revisão seguiu o protocolo PRISMA e as etapas metodológicas de Costa e Zoltowski (2022), resultando na seleção de onze estudos elegíveis para análise. Os resultados mostraram que as competências digitais, além do domínio técnico, abrangem a criação de ambientes inclusivos, o uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e a mediação no processo de ensino-aprendizagem. A presença dessas competências foi associada a práticas pedagógicas mais eficazes e inclusivas, enquanto sua ausência reforçou barreiras educacionais. Desafios como a falta de formação específica, escassez de recursos tecnológicos e desigualdades regionais foram destacados como obstáculos à aplicação das TIC no ensino. Conclui-se que é importante investir na formação inicial e continuada dos professores, incorporando abordagens críticas e interdisciplinares que alinhem o uso das TIC às demandas da Educação Especial. Além disso, destaca-se a relevância de políticas públicas que garantam suporte técnico, infraestrutura tecnológica adequada e a inclusão digital como parte integrante do planejamento educacional, promovendo práticas pedagógicas que valorizem as diferenças humanas e fortaleçam a inclusão.Abstract: This study aimed to analyze the digital competencies required for teachers working with students with disabilities and their impact on pedagogical performance. To achieve this objective, specific goals were defined, involving the investigation of the theoretical frameworks of Special Education, the mapping of relevant digital competencies, the analysis of training gaps, the exploration of teachers' perceptions regarding the use of ICT in inclusive education, and the impacts of digital competencies on their pedagogical performance. The research, applied in nature and with a mixed approach (quantitative and qualitative), was conducted through a Systematic Literature Review (SLR), using articles indexed in the Web of Science and Scopus databases, complemented by the Connected Papers platform. The review followed the PRISMA protocol and the methodological steps proposed by Costa and Zoltowski (2022), resulting in the selection of eleven eligible studies for analysis. The results indicated that digital competencies, beyond technical proficiency, encompass the creation of inclusive learning environments, the use of ICT, and the mediation of the teachinglearning process. The presence of these competencies was associated with more effective and inclusive pedagogical practices, while their absence reinforced educational barriers. Challenges such as the lack of specific training, scarcity of technological resources, and regional inequalities were highlighted as obstacles to the effective use of ICT in education. It is concluded that investing in initial and continuing teacher training is essential, incorporating critical and interdisciplinary approaches that align the use of ICT with the demands of Special Education. Furthermore, the importance of public policies ensuring technical support, adequate technological infrastructure, and digital inclusion as an integral part of educational planning is emphasized, aiming to promote pedagogical practices that value human differences and strengthen inclusion.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá, Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação, Araranguá, 2025.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/264848
Date: 2025


Files in this item

Files Size Format View
PTIC0186-D.pdf 1.755Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar