Motivações e práticas de mães de adolescentes para envolver seus filhos no ato de cozinhar: uma abordagem qualitativa

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Motivações e práticas de mães de adolescentes para envolver seus filhos no ato de cozinhar: uma abordagem qualitativa

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Title: Motivações e práticas de mães de adolescentes para envolver seus filhos no ato de cozinhar: uma abordagem qualitativa
Author: Botelho, Alyne Michelle
Abstract: As mães desempenham um papel central na transmissão de conhecimentos culinários no ambiente doméstico, no entanto essa prática está em declínio. Para desenvolver estratégias que revertam essa tendência, é fundamental compreender a percepção das mães sobre cozinhar em casa e o envolvimento dos filhos nessas atividades. Este estudo concentra-se em mães com filhos adolescentes, grupo etário que no Brasil, apresenta o maior consumo de alimentos ultraprocessados. O objetivo da tese foi conhecer as motivações e práticas de mães de adolescentes para envolver seus filhos no ato de cozinhar. O primeiro estudo da tese foi uma Revisão Sistemática que buscou responder à seguinte questão: ?Quais são as percepções de mães sobre cozinhar em casa??. A busca por estudos publicados e não publicados foi realizada entre junho e julho de 2023 conforme as diretrizes da ferramenta PRISMA-P (PRISMA for systematic review protocols). A extração e a análise de dados utilizaram a abordagem de meta-agregação e 31 estudos foram incluídos na síntese dos resultados. Os achados foram agrupados em três temas: (1) Transferência familiar: da infância à maternidade; (2) Desafios, estratégias e práticas; e (3) Cozinhar e emoções. As mães aprendem a cozinhar observando outras mulheres e se sentem responsáveis por isso, o que afeta a divisão de tarefas em casa e o envolvimento dos filhos. Cozinhar traz sentimentos mistos, sendo visto tanto como ato de amor quanto como fonte de exaustão. As mães são as responsáveis por cozinhar em casa, influenciando a forma como os filhos aprendem a cozinhar, frequentemente baseada em papéis de gênero. O segundo estudo da tese, de abordagem qualitativa, explorou as motivações e práticas de mães para envolver seus filhos adolescentes em atividades culinárias. Inicialmente, foi realizada uma visita no domicílio de nove mães para identificar os alimentos disponíveis, os quais foram classificados de acordo com o grau de processamento industrial a que são submetidos. Durante entrevistas realizadas posteriormente foi explorado como os alimentos classificados como ultraprocessados eram utilizados para cozinhar e se influenciavam o envolvimento dos filhos. Entrevistas semiestruturadas foram realizadas com 26 mães de adolescentes entre 10 e 19 anos. As transcrições das entrevistas foram analisadas tematicamente de forma indutiva, gerando cinco temas: (1) A vida é mais fácil quando os adolescentes cozinham; (2) As expectativas das mães como promotoras de seu comportamento; (3) Paciência e persistência valem a pena; (4) Adolescentes na cozinha, alimentos ultraprocessados nos armários; e (5) Cozinhar \"batatas quentes\"; durante a pandemia. As mães envolvem seus filhos nas atividades culinárias visando promover independência, passar mais tempo juntos e reduzir o tempo de tela, procurando criar um ambiente agradável e colaborativo. Compartilham receitas frequentemente via Instagram® e WhatsApp®, plataformas que atendem às preferências de ambas as gerações. Alimentos ultraprocessados são frequentemente utilizados e os padrões de uso são semelhantes entre mães e filhos. Dessa forma, para aumentar a transmissão de conhecimentos culinários no ambiente doméstico, é essencial promover soluções práticas e atrativas para estimular o envolvimento dos adolescentes nas atividades culinárias, o que pode também favorecer o preparo de refeições em casa.Abstract: Mothers play a central role in transmitting culinary knowledge within the home environment. However, this practice is in decline. To develop strategies to reverse this trend, it is essential to understand mothers? perceptions of home cooking and their children's involvement in these activities. This study focuses on mothers with adolescent children, as this age group has the highest consumption of ultra-processed foods in Brazil. The objective of the thesis was to explore the motivations and practices of mothers of adolescents in engaging their children in cooking. The first study of the thesis, a Systematic Review, aimed to answer the following question: \"What are mothers? perceptions of home cooking?\". The search for published and unpublished studies was conducted between June and July 2023, following the PRISMA-P (PRISMA for Systematic Review Protocols) guidelines. Data extraction and analysis were carried out using a meta-aggregation approach, and 31 studies were included in the synthesis of results. The findings were grouped into three themes: (1) Family transfer: from childhood to motherhood; (2) Challenges, strategies, and practices; and (3) Cooking and emotions. Mothers learn to cook by observing other women and feel responsible for this task, which influences the division of household duties and their children's involvement in cooking. Cooking evokes mixed feelings, being perceived both as an act of love and a source of exhaustion. Mothers remain responsible for cooking at home, shaping how their children learn to cook, often based on gender roles. The second study of the thesis, a qualitative study, aimed to explore mothers' motivations and practices in engaging their adolescent children in culinary activities. Initially, home visits were conducted with nine mothers to identify which ultra-processed foods were available in their households. The available foods were classified using a previously published flowchart, which was also a result of this thesis. During interviews with these mothers, the use of ultra-processed foods in cooking and in engaging children in meal preparation was explored. In total, semi-structured interviews were conducted with 26 mothers of children aged 10 to 19 years. The transcriptions of the interviews were analysed inductively, generating five themes: (1) Life is easier when teenagers cook; (2) Expectancies are mothers? drivers of behaviour; (3) Patience and persistence pay off; (4) Teenagers in the kitchen, ultra-processed foods in the cupboards and (5) Cooking ?hot potatoes? during the pandemic. Mothers involve their children in cooking activities with the aim of promoting independence, spending more time together, and reducing screen time. They strive to create an enjoyable and collaborative environment to engage them. Recipe sharing is often done via Instagram® and WhatsApp®, platforms that cater to the preferences of both generations. Ultra-processed foods are frequently used, with similar consumption patterns observed between mothers and children. Thus, to enhance the transmission of culinary knowledge in the home environment, it is essential to promote practical and appealing solutions to encourage teenagers' involvement in cooking activities, which may also contribute to meal preparation at home.
Description: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Nutrição, Florianópolis, 2025.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/264788
Date: 2025


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