DesConstrói Aprendizagem: um método sistêmico de gestão de design que inclui um protocolo de orientação para capacitação e inovação educacional

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DesConstrói Aprendizagem: um método sistêmico de gestão de design que inclui um protocolo de orientação para capacitação e inovação educacional

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Title: DesConstrói Aprendizagem: um método sistêmico de gestão de design que inclui um protocolo de orientação para capacitação e inovação educacional
Author: Ferreira, Alais Souza
Abstract: Atualmente, os profissionais de educação veem encontrando inúmeros desafios para motivar e engajar os alunos no ensino e na aprendizagem. Para eles conseguirem aplicar em suas aulas uma educação inovadora, precisam estar seguros de como fazer e saberem como aplicar. A epidemia do COVID-19 tornou esse desafio maior, pois o ensino e a aprendizagem presencial passaram a ser remotos. A sociedade precisou inovar no modo de ensinar e aprender. A internet e as tecnologias digitais contribuíram para essa transformação e inovação sociais. O design e a mudança social estão inseridos nessa sociedade: em que todos necessitam planejar e replanejar a sua existência; no qual muitos projetos convergem e dão origem a mudanças sociais mais amplas; e em que a função dos especialistas em design é auxiliar e apoiar esses projetos individuais e coletivos, e as transformações sociais que deles possam surgir. Nesse contexto, é essencial que os profissionais de educação aprendam, mediante a gestão de design pela abordagem sistêmica, a gerenciar pessoas, projetos, processos e procedimentos necessários para oferecerem um serviço de ensino e aprendizagem bem-sucedido. Para isso, esta tese objetiva desenvolver um método que oriente os educadores a integrarem a aplicação do design no ensino e na aprendizagem de adolescentes e de jovens aprendizes, pela perspectiva da gestão de design com uma abordagem sistêmica. A proposição desta tese é utilizar a gestão de design pela abordagem sistêmica para investigar o andamento dos fluxos de informação do contexto educacional, com ênfase no processo de ensino e aprendizagem de adolescentes e jovens, da instituição filantrópica Irmandade do Divino Espírito Santo (IDES). Depois de entender o contexto, a intenção é auxiliar na organização, no gerenciamento e no aperfeiçoamento desse processo fornecendo o suporte e apoio necessários aos profissionais de educação. Espera-se, também, auxiliar esses profissionais na aplicação de processos inovadores como a ludificação e a gamificação. Esta tese inclui o projeto de extensão intitulado ?Gestão de design sistêmica para o desenvolvimento de produtos ludificados e gamificados: capacitação de educadores, adolescentes e jovens da Irmandade do Divino Espírito Santo? que já foi implementado e aprovado pela Universidade Federal de Santa Catarina. Esta pesquisa é de natureza teórica e aplicada, abordagem qualitativa e objetivos descritivos. Os procedimentos técnicos utilizados foram a revisão da literatura sistemática integrativa, a pesquisa-ação, questionários qualitativos, entrevistas semiestruturadas, discussões com especialistas do Núcleo de Abordagem Sistêmica do Design (NASDesign), mapeamento sistêmico e o estudo de caso. A análise dos dados se dará pela análise temática. O método deste estudo é a pesquisa-ação composto por dez etapas iterativas: diagnosticar, reconhecer, planejar, executar, implementar, avaliar, monitorar, aprender, acompanhar e aperfeiçoar. O principal resultado desta tese foi a construção do método DesConstrói Aprendizagem (Design para a construção de protótipos de aprendizagem) e a construção do protocolo de orientação para educadores evidenciando a organização das etapas do processo de capacitação dos educadores, jovens e adolescentes da IDES mediante a gestão de design pela abordagem sistêmica. Esse método e protocolo poderão auxiliar na autonomia e na replicação dessas ações pelos profissionais da IDES e de outras instituições educacionais.Abstract: Currently, education professionals are encountering numerous challenges to motivate and engage students in teaching and learning. For them to be able to apply innovative education in their classes, they need to be sure of how to do it and know how to apply it. The COVID-19 epidemic has made this challenge greater, as face-to-face teaching and learning have become remote. Society needed to innovate in the way it teaches and learns. The internet and digital technologies have contributed to this social transformation and innovation. Design and social change are inserted in this society: in which everyone needs to plan and replan their existence; in which many projects converge and give rise to broader social changes; and in which the role of design specialists is to assist and support these individual and collective projects, and the social transformations that may arise from them. In this context, it is essential that education professionals learn, through design management by the systemic approach, to manage the people, projects, processes and procedures necessary to offer a successful teaching and learning service. To this end, this thesis aims to develop a method that guides educators to integrate the application of design in the teaching and learning of teenagers and young learners, from the perspective of design management with a systemic approach. The proposition of this thesis is to use design management by the systemic approach to investigate the progress of information flows in the educational context, with emphasis on the teaching and learning process of teenagers and young people, of the philanthropic institution Irmandade do Divino Espírito Santo (IDES). After understanding the context, the intention is to assist in the organization, management and improvement of this process by providing the necessary support and support to education professionals. It is also expected to assist these professionals in the application of innovative processes such as gamification and gamification. This thesis includes the extension project entitled ?Systemic design management for the development of gamified and gamified products: training of educators, teenagers and young people of the Irmandade do Divino Espírito Santo? which has already been implemented and approved by the Federal University of Santa Catarina. This research is of a theoretical and applied nature, qualitative approach and descriptive objectives. The technical procedures used were the review of the integrative systematic literature, action research, qualitative questionnaires, semi-structured interviews, discussions with experts from the Núcleo de Abordagem Sistêmica do Design (NASDesign), systemic mapping and case study. Data analysis will be carried out through thematic analysis. The method of this study is action research composed of ten iterative steps: diagnose, recognize, plan, execute, implement, evaluate, monitor, learn, follow-up and improve. The main result of this thesis was the construction of the DesConstructs Learning method (Design for the construction of learning prototypes) and the construction of the orientation protocol for educators, evidencing the organization of the stages of the training process of educators, young people and teenagers of IDES through the management of design by the systemic approach. This method and protocol can help in the autonomy and replication of these actions by professionals from IDES and other educational institutions.
Description: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Design, Florianópolis, 2025.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/264678
Date: 2025


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