iVRE Design: modelo para o design de ambientes imersivos de realidade virtual no ensino de inglês

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iVRE Design: modelo para o design de ambientes imersivos de realidade virtual no ensino de inglês

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Title: iVRE Design: modelo para o design de ambientes imersivos de realidade virtual no ensino de inglês
Author: Esteves, Jéssica Rodrigues
Abstract: O avanço tecnológico tem ampliado as possibilidades de interação em ambientes digitais, viabilizando o uso de tecnologias imersivas, como a realidade virtual (RV). Definida como um meio que utiliza simulações interativas geradas por computador, a RV responde às ações e à posição do usuário, proporcionando uma experiência sensorial imersiva que substitui ou complementa estímulos do mundo real. Nos últimos anos, dispositivos de RV tornaram-se mais acessíveis e têm sido utilizados como recursos educacionais em diversas áreas, incluindo o ensino de inglês. Embora existam diversos estudos sobre aplicações de RV para o ensino de inglês, ainda há uma lacuna na definição de diretrizes específicas para o design desses ambientes em um contexto de ensino. A criação de aplicações de RV é um processo complexo, que exige objetivos claros, seleção adequada de tecnologias e compreensão dos contextos culturais. Diante desse cenário, esta pesquisa propõe o modelo iVRE Design, voltado para o design de ambientes imersivos de RV no âmbito do ensino de inglês. O desenvolvimento do modelo seguiu cinco etapas metodológicas principais. Primeiramente, foi realizada uma revisão narrativa, que fundamentou o referencial teórico. Em seguida, uma revisão sistemática da literatura identificou recomendações, processos e tendências relacionados ao design de ambientes imersivos. Na terceira etapa, foram conduzidas entrevistas com especialistas em RV para compreender práticas e metodologias aplicadas no desenvolvimento desses ambientes. Com base nos dados coletados, a quarta etapa envolveu a elaboração da versão inicial do modelo iVRE Design. Por fim, na quinta etapa, o modelo foi avaliado em duas rodadas ? por meio de um workshop e de um grupo focal ? cujas contribuições foram incorporadas na versão final. O modelo iVRE Design foi desenvolvido para orientar equipes multidisciplinares no design de ambientes imersivos de RV para o ensino de inglês. Ele é estruturado em três categorias principais: Tecnologia, Cognição e Experiência. A categoria Tecnologia abrange os elementos operacionais e funcionais necessários à implementação do ambiente. A Cognição foca nos aspectos pedagógicos, oferecendo subsídios para o planejamento da aprendizagem de línguas. Já a categoria Experiência reúne princípios fundamentais para o design de ambientes imersivos que proporcionem engajamento e interação. De natureza iterativa e flexível, o modelo iVRE Design é acompanhado por um quadro com questões de apoio, que auxiliam no processo de concepção e refinamento de projetos. Os resultados obtidos com o uso do modelo iVRE Design na criação de ambientes de RV para o ensino de inglês reforçaram sua relevância como ferramenta conceitual de apoio. O modelo demonstrou eficácia ao facilitar a concepção, definição e desenvolvimento de aplicações de RV nesse contexto, contribuindo para a criação de projetos mais consistentes e alinhados às necessidades educacionais.Abstract: Technological advancements have expanded the possibilities for interaction in digital environments, enabling the use of immersive technologies such as virtual reality (VR). Defined as a medium that utilizes computer-generated interactive simulations, VR responds to user actions and positioning, providing an immersive sensory experience that replaces or complements real-world stimuli. In recent years, VR devices have become more accessible and have been widely used as educational tools across various fields, including English language teaching. Although numerous studies address VR applications for English teaching, there remains a gap in the definition of specific guidelines for designing these environments in an educational context. Developing VR applications is a complex process that requires clear objectives, the appropriate selection of technologies, and an understanding of cultural contexts. Addressing this scenario, this research proposes the iVRE Design model, aimed at designing immersive VR environments for English language teaching. The development of the model followed five main methodological stages. First, a narrative review was conducted to establish the theoretical framework. Next, a systematic literature review identified recommendations, processes, and trends related to the design of immersive environments. In the third stage, interviews were conducted with VR specialists to understand the practices and methodologies applied in developing these environments. Based on the collected data, the fourth stage involved the creation of the initial version of the iVRE Design model. Finally, in the fifth stage, the model was evaluated in two rounds ? through a workshop and a focus group ? whose contributions were incorporated into the final version. The iVRE Design model was developed to guide multidisciplinary teams in designing immersive VR environments for English language teaching. It is structured into three main categories: Technology, Cognition, and Experience. The Technology category encompasses the operational and functional elements necessary for implementing the environment. The Cognition category focuses on pedagogical aspects, offering resources for planning language learning. Meanwhile, the Experience category brings together fundamental principles for designing immersive environments that foster engagement and interaction. Of an iterative and flexible nature, the iVRE Design model is accompanied by a framework with support questions to assist in the conception and refinement of projects. The results obtained from using the iVRE Design model in creating VR environments for English language teaching underscored its relevance as a conceptual support tool. The model demonstrated its effectiveness by facilitating the conception, definition, and development of VR applications in this context, contributing to the creation of more consistent projects aligned with educational needs.
Description: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Design, Florianópolis, 2024.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/264483
Date: 2024


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