No país das maravilhas: um percurso pela pergunta como princípio pedagógico
Show full item record
Title:
|
No país das maravilhas: um percurso pela pergunta como princípio pedagógico |
Author:
|
Pinheiro, Gabrielle Gualdieri
|
Abstract:
|
O presente trabalho tem como objetivo investigar caminhos possíveis para a construção da pergunta como princípio pedagógico, por meio de um diálogo entre as obras “Por uma pedagogia da pergunta” (Freire; Faundez, 2021) e “Alice no País das Maravilhas” (Carroll, 2019). A partir de uma metodologia qualitativa de caráter exploratório e de natureza bibliográfica, realizou-se um estudo das obras e aportes teóricos na busca por responder à seguinte problemática: Com base nas obras “Pedagogia da Pergunta” e "Alice no País das Maravilhas", quais caminhos podemos trilhar na construção da pergunta como princípio pedagógico? Os objetivos específicos que nortearam a pesquisa foram: Apresentar as principais obras de referência; discutir a relação de currículo como um formador de identidade crítica; entender a pergunta como princípio pedagógico; e evidenciar propostas didáticas para o desenvolvimento da pesquisa com as crianças. Como resultado, foram percebidos ao menos três caminhos possíveis para se trilhar na construção da pergunta como princípio pedagógico: 1) ter um olhar atento para o currículo como um formador de identidade, partindo de uma perspectiva crítica e problematizadora; 2) assumir a pergunta como fundamento do processo de ensino-aprendizagem; 3) criar tempos e espaços na escola para a efetivação de propostas didáticas para o desenvolvimento da pesquisa com as crianças. |
Description:
|
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Pedagogia. |
URI:
|
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/264323
|
Date:
|
2024-12-13 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar