Title: | Modelo de avaliação integrada para políticas ambientais de combate às mudanças climáticas na produção e transporte de soja no Brasil |
Author: | Zaluski, Patrícia Regina da Silva |
Abstract: |
O Brasil desempenha um papel fundamental no mercado global de exportação de soja, contribuindo significativamente para o Produto Interno Bruto (PIB) do país. A produção de soja, no entanto, enfrenta desafios logísticos e ambientais, com altos custos de transporte e elevadas emissões de CO2, devido à dependência do modal rodoviário. O objetivo central desta tese foi desenvolver um Modelo de Avaliação Integrada (IAM) utilizando a abordagem da Dinâmica de Sistemas para analisar o impacto da implementação de políticas ambientais no setor de exportação de soja no Brasil, com foco na redução de emissões de carbono e na melhoria da eficiência logística. Dentre as políticas estudadas, destacam-se o Plano Nacional de Logística 2035 (PNL35), que visa a diversificação dos modais de transporte, e o Programa ABC, voltado para práticas agrícolas de baixo carbono, como o Sistema de Plantio Direto (SPD). Através do uso de modelos integrados que combinam economia e mudanças climáticas, os resultados indicam que o PNL35 tem potencial para reduzir em até 23% as emissões de CO2, embora ainda gere altos custos logísticos. O investimento no SPD, por sua vez, mostrou-se mais eficaz na redução das emissões a curto prazo. As simulações apontam que, sem ações efetivas, os danos econômicos das mudanças climáticas poderão atingir 34% do PIB em 2035 e até 78% em 2100. Além disso, o estudo destaca a importância da cooperação internacional para a mitigação dos impactos climáticos. O modelo desenvolvido pode servir como uma ferramenta estratégica para tomadores de decisão, auxiliando na formulação de políticas que promovam a sustentabilidade ambiental e econômica, sem prejudicar a competitividade do agronegócio brasileiro. Abstract: Brazil plays a crucial role in the global soybean export market, significantly contributing to the country's Gross Domestic Product (GDP). However, soybean production faces logistical and environmental challenges, including high transportation costs and elevated CO2 emissions due to reliance on road transport. The central objective of this thesis was to develop an Integrated Assessment Model (IAM) using a System Dynamics approach to analyze the impact of implementing environmental policies in Brazil's soybean export sector, focusing on reducing carbon emissions and improving logistical efficiency. Among the policies studied are the National Logistics Plan 2035 (PNL35), aimed at diversifying transportation modes, and the ABC Program, which promotes low-carbon agricultural practices such as the No-Tillage System (NTS). By utilizing integrated models that combine economics and climate change, the results indicate that PNL35 has the potential to reduce CO2 emissions by up to 23%, albeit with high logistical costs. Investment in NTS, on the other hand, proved more effective in reducing emissions in the short term. Simulations suggest that, without effective actions, the economic damages of climate change could reach 34% of GDP by 2035 and up to 78% by 2100. Furthermore, the study highlights the importance of international cooperation in mitigating climate impacts. The developed model can serve as a strategic tool for decision-makers, aiding in the formulation of policies that promote environmental and economic sustainability without compromising the competitiveness of Brazil's agribusiness sector. |
Description: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Florianópolis, 2024. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/264209 |
Date: | 2024 |
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PEPS5893-T.pdf | 5.360Mb |
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