Title: | Proposição de um modelo teórico de design no contexto da inovação para o planejamento de serviços |
Author: | Silva, Diego Borges da |
Abstract: |
O Design com abordagem centrada no ser humano, criatividade e criação de valor é cada vez mais reconhecido como uma área potente para promover a Inovação. Enquanto a Inovação é um componente essencial para o sucesso e a competitividade das organizações no mercado contemporâneo, tendo a capacidade de adaptação e crescimento diante de um ambiente em constante mudança, o Design, por sua vez, emerge como uma disciplina fundamental na promoção da Inovação. As Revisões Sistemáticas da Literatura em bancos de dados nacionais e internacionais é reveladora de como o Design, especialmente na área de Serviços, prova ser uma ferramenta potente para promover a Inovação em vários contextos. Um desafio essencial em Inovação é a exploração de abordagens não convencionais e a busca por soluções que atendam às necessidades dos consumidores e à dinâmica do mercado em constante evolução (Von Hippel; Kaulartz, 2021). A complexidade inerente à tomada de decisões, em que cada ação leva a decisões subsequentes, enfatiza a necessidade de compreensão e tratamento precisos dessas decisões para garantir resultados bem-sucedidos. Esta tese sugere um Modelo Teórico da relação de identidade entre o Design e a Inovação para o planejamento de Serviços. A metodologia empregada na presente pesquisa é o Modelo Teórico (Jaakkola, 2020), que tem como objetivo construir um framework teórico, ou seja, uma ilustração das relações dos conceitos apresentados nesta pesquisa, visando representar a realidade de uma forma abstrata para explicar, prever e compreender o que acontece em determinado fenômeno. O Modelo Teórico apresentado nesta tese está organizado em torno de três hélices: Design, Inovação e Serviços, convergindo para um ponto focal centrado nos usuários. Cada hélice compreende componentes essenciais que interagem dinamicamente para estimular um ciclo contínuo de aprimoramento e Inovação. A principal contribuição desta tese está na introdução de um Modelo Teórico inovador que mescla princípios de Design e Inovação para estratégias de Serviço. Este modelo estabelece as bases para futuras investigações empíricas e introduz um novo ponto de vista teórico na área. As ramificações teóricas envolvem ampliar o domínio acadêmico e gerar perspectivas diversas, enriquecendo o discurso sobre a incorporação do Design à Inovação para o planejamento de Serviços. Abstract: Design, with a human-centered approach, creativity and value creation, is increasingly recognized as a powerful area to promote Innovation. While Innovation is an essential component for the success and competitiveness of organizations in the contemporary market, having the capacity to adapt and grow in the face of an ever-changing environment, Design, in turn, emerges as a fundamental discipline in promoting Innovation. Systematic Literature Reviews in national and international databases reveal how Design, especially in the area of Services, proves to be a powerful tool to promote Innovation in various contexts. A key challenge in Innovation is the exploration of unconventional approaches and the search for solutions that meet consumer needs and the dynamics of the constantly evolving market (Von Hippel; Kaulartz, 2021). The complexity inherent in decision-making, in which each action leads to subsequent decisions, emphasizes the need for accurate understanding and treatment of these decisions to ensure successful results. This thesis suggests a Theoretical Model of the identity relationship between Design and Innovation for Service Planning. The methodology used in this research is the Theoretical Model (Jaakkola, 2020), which aims to build a theoretical framework, that is, an illustration of the relationships of the concepts presented in this research, aiming to represent reality in an abstract way to explain, predict and understand what happens in a given phenomenon. The Theoretical Model presented in this thesis is organized around three helices: Design, Innovation and Services, converging towards a focal point centered on users. Each helix comprises essential components that interact dynamically to stimulate a continuous cycle of improvement and Innovation. The main contribution of this thesis is the introduction of an innovative Theoretical Model that combines Design and Innovation principles for Service strategies. This model establishes the basis for future empirical investigations and introduces a new theoretical point of view in the area. The theoretical ramifications involve expanding the academic domain and generating diverse perspectives, enriching the discourse on the incorporation of Design into Innovation for Service planning. |
Description: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Design, Florianópolis, 2024. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/264043 |
Date: | 2024 |
Files | Size | Format | View |
---|---|---|---|
PGDE0286-T.pdf | 4.714Mb |
View/ |