dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
|
dc.contributor.advisor |
Quadros, Ronice Müller de |
|
dc.contributor.author |
Oliveira, Alysson Saraiva de |
|
dc.date.accessioned |
2025-03-22T23:24:32Z |
|
dc.date.available |
2025-03-22T23:24:32Z |
|
dc.date.issued |
2024 |
|
dc.identifier.other |
390658 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/264016 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Lingüística, Florianópolis, 2024. |
|
dc.description.abstract |
A presente pesquisa tem como objetivo identificar as percepções de docentes surdos sobre as disciplinas do Ensino de Libras no Curso de Licenciatura em Letras Libras da modalidade presencial na Universidade Federal de Santa Catarina, por meio de um estudo exploratório. A pesquisa buscou compreender as percepções dos docentes surdos em relação à disciplina de Libras para surdos e ouvintes, descrevendo como esses docentes, cuja primeira língua é a Libras, ensinam aos discentes campos lexicais relacionados à vida cotidiana. Em seguida, foram analisadas as percepções dos docentes sobre os momentos pedagógicos e as concepções partilhadas em relação ao componente curricular. O estudo é de natureza qualitativa do tipo pesquisa exploratória, conforme abordagens propostas por autores como Quadros (2014; 2019), Gesser (2010; 2012), Stumpf e Linhares (2021), Silveira (2008) e Sousa et al (2020), dada a escassez de estudos na área. A pesquisa também se caracteriza como bibliográfica e documental, sendo analisados documentos como o Projeto Político- Pedagógico do Curso de Letras Libras da UFSC (2008, 2012). Primeiramente, pretende-se utilizar a entrevista semiestruturada como instrumento de coleta de dados. A coleta de dados foi realizada através de entrevistas semiestruturadas com professores surdos de Libras da UFSC, utilizando gravações em vídeo para posterior transcrição e análise segundo a Análise Textual Qualitativa. Os resultados da pesquisa indicaram que a diversidade de níveis de proficiência entre os alunos da Licenciatura em Libras apresenta desafios significativos no processo de ensino. Essa heterogeneidade abrange alunos com diferentes graus de fluência em Libras, o que dificulta a implementação de estratégias pedagógicas que atendam igualmente a todos. Além disso, as expectativas de aprendizagem variam amplamente, exigindo ajustes contínuos no currículo para alinhar o ensino às necessidades reais dos alunos. A mistura de alunos com diferentes níveis de conhecimento e uso da língua, bem como objetivos de aprendizado diversos, reflete uma realidade alinhada ao Projeto Político-Pedagógico da UFSC, que enfatiza a transcendência da sala de aula. A pesquisa também destacou a importância de uma revisão constante do currículo e discussões com o corpo docente para adaptá-lo às mudanças nas demandas e no perfil dos alunos, sublinhando a importância do ensino de Libras. |
|
dc.description.abstract |
Abstract: This research aims to identify the perceptions of Deaf professors regarding the Libras teaching disciplines in the Bachelor's Degree in Libras program in the face-to-face modality at the Federal University of Santa Catarina, through an exploratory study. The research sought to understand Deaf professors' perceptions regarding the Libras discipline for both Deaf and hearing students, describing how these professors, whose first language is Libras, teach lexical fields related to everyday life to the students. Subsequently, the professors' perceptions of the pedagogical moments and shared conceptions regarding the curricular component were analyzed. The study is qualitative in nature, of the exploratory research type, based on approaches proposed by authors such as Quadros (2014; 2019), Gesser (2010; 2012), Stumpf and Linhares (2021), Silveira (2008), and Sousa et al. (2020), due to the scarcity of studies in the field. The research is also characterized as document-based and bibliographical, analyzing documents such as the Political-Pedagogical Project of the Libras Program at UFSC (2008, 2012). The semi-structured interview was used as the data collection instrument. Data collection was conducted through semi-structured interviews with Deaf Libras professors from UFSC, using video recordings for subsequent transcription and analysis according to Qualitative Textual Analysis. The research results indicated that the diversity of proficiency levels among the students in the Bachelor's Degree in Libras presents significant challenges to the teaching process. This variety includes students with different levels of fluency in Libras, which makes it difficult to implement teaching strategies that meet everyone's needs equally. Additionally, learning expectations vary greatly, requiring continuous curriculum adjustments to align teaching with the students' real needs. The mixture of students with different knowledge levels and language usage, as well as diverse learning objectives, reflects a reality aligned with the Political-Pedagogical Project of UFSC, which emphasizes the transcendence of the classroom. The research also highlighted the importance of continuously reviewing the curriculum and engaging in discussions with the teaching staff to adapt it to the changing demands and student profiles, underscoring the importance of teaching Libras. |
en |
dc.format.extent |
103 p.| il. |
|
dc.language.iso |
por |
|
dc.subject.classification |
Linguística |
|
dc.subject.classification |
Professores surdos |
|
dc.subject.classification |
Língua brasileira de sinais |
|
dc.title |
Percepções de docentes surdos sobre as disciplinas do ensino de Libras no curso de licenciatura em Letras Libras da modalidade presencial na Universidade Federal de Santa Catarina: um estudo exploratório |
|
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
|
dc.contributor.advisor-co |
Neves, Bruna Crescêncio |
|