Title: | Acessibilidade no ensino superior: ações de acolhimento de candidato com deficiência em vestibular em cursos de graduação |
Author: | Cassanta, Silvana Maria Tasqueto |
Abstract: |
A acessibilidade no ensino superior é um desafio fundamental para garantir a inclusão de estudantes com deficiência no ambiente universitário. Para contribuir com estudos sobre acessibilidade e inclusão no ensino superior, entende-se que é necessário promover ações que se antecipe ao ingresso do candidato na universidade, isto é, durante o processo de vestibular. É importante que se adote ações que possibilitem a utilização de ações práticas de acolhimento, incluindo a participação de profissionais especializados em cada tipo de deficiência e de recursos físicos, didáticos e tecnológicos, e com isso promover um ambiente mais receptivo e agradável. Levando em conta a vivência da pesquisadora e suas interrogações sobre o processo de acolhimento e inclusão de candidatos portadores de deficiências no processo do vestibular, delineou-se esta pesquisa que tem como objetivo geral: Propor ações de acolhimento para candidatos portadores de deficiências, no vestibular para ingresso em cursos de graduação, a fim de possibilitar melhores condições para a realização das provas. Para atingir o objetivo pretendido, esta dissertação utilizou-se da revisão de literatura, análise documental e análise dos relatórios das comissões de vestibulares, para propor melhorias nas ações de acolhimento, desses tipos de candidatos durante o processo de vestibular, a fim de que a instituição de ensino superior possa ofertar um ambiente educacional acessível, equitativo e acolhedor para todos os portadores de deficiências. Entende-se que o primeiro passo para o acolhimento de candidatos com deficiência é identificar as necessidades específicas de cada um. Esse levantamento é essencial para planejar o apoio e os recursos que serão oferecidos durante a inscrição, no dia da prova e na divulgação dos resultados, garantindo uma recepção eficiente e humanizada. As informações sobre as adaptações disponíveis no vestibular devem ser claras nos editais e em todos os materiais de divulgação, garantindo que os candidatos com deficiência saibam quais recursos estarão à disposição e como solicitá-los. Além disso, é importante que esses documentos estejam disponíveis em formatos acessíveis para cada tipo de deficiência. Como resultado deste trabalho realizou-se a sistematização das ações de acolhimento, identificadas na pesquisa documental, bibliográfica e análise dos relatórios dos vestibulares, aplicáveis ao atendimento de necessidades de candidatos com deficiências. Para a apresentação das ações de acolhimento escolheu-se os tipos de deficiências, consideradas pela OMS e ONU como as mais comuns e conhecidas, que são: Deficiência visual: refere-se a uma perda parcial ou total da visão; Deficiência auditiva: é uma perda parcial ou total da audição; Deficiência física ou motora: pode resultar de lesões neurológicas, musculares ou esqueléticas, limitando a mobilidade ou o controle dos movimentos; Deficiência intelectual ou cognitiva: envolve dificuldades de aprendizado, raciocínio, memória ou processamento de informações; e Deficiência da fala: refere-se a dificuldades na produção clara da fala. A sistematização propôs um conjunto de ações estruturadas que pode ser aplicado nas instituições de ensino superior, garantindo que os candidatos com deficiência tenham acesso a um ambiente inclusivo e acolhedor. Abstract: Accessibility in higher education is a fundamental challenge to ensure the inclusion of students with disabilities in the university environment. To contribute to studies on accessibility and inclusion in higher education, it is understood that it is necessary to promote actions that precede the candidate's entry into university, that is, during the entrance exam process. It is important to adopt actions that enable the use of practical welcoming actions, including the participation of professionals specialized in each type of disability and physical, teaching and technological resources, and thus promote a more receptive and pleasant environment. Taking into account the researcher's experience and her questions about the process of welcoming and including candidates with disabilities in the entrance exam process, this research was designed with the general objective: Proposing welcoming actions for candidates with disabilities in the entrance exam for admission to undergraduate courses, in order to provide better conditions for taking the tests. To achieve the intended objective, this dissertation used a literature review, document analysis and analysis of the reports of the entrance exam committees, to propose improvements in the welcoming actions of these types of candidates during the entrance exam process, so that the higher education institution can offer an accessible, equitable and welcoming educational environment for all people with disabilities. It is understood that the first step in welcoming candidates with disabilities is to identify the specific needs of each one. This survey is essential to plan the support and resources that will be offered during registration, on the day of the test and when the results are announced, ensuring an efficient and humanized reception. Information about the adaptations available in the entrance exam must be clear in notices and in all publicity materials, ensuring that candidates with disabilities know which resources will be available and how to request them. Furthermore, it is important that these documents are available in accessible formats for each type of disability. As a result of this work, the welcoming actions were systematized, identified in documentary and bibliographical research and analysis of entrance exam reports, applicable to meeting the needs of candidates with disabilities. To present the reception actions, the types of disabilities considered by the WHO and UN to be the most common and well-known were chosen: Visual impairment: refers to a partial or total loss of vision; Hearing impairment: is a partial or total loss of hearing; Physical or motor disability: may result from neurological, muscular or skeletal injuries, limiting mobility or control of movements; Intellectual or cognitive disability: involves difficulties with learning, reasoning, memory or information processing; and Speech impairment: refers to difficulties in producing clear speech. The systematization proposed a set of structured actions that can be applied in higher education institutions, ensuring that candidates with disabilities have access to an inclusive and welcoming environment. |
Description: | Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária, Florianópolis, 2024. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/263997 |
Date: | 2024 |
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PPAU0319-D.pdf | 2.121Mb |
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