Desenvolvimento ágil em jogos digitais: uma revisão da literatura sobre jogos mínimos viáveis

DSpace Repository

A- A A+

Desenvolvimento ágil em jogos digitais: uma revisão da literatura sobre jogos mínimos viáveis

Show full item record

Title: Desenvolvimento ágil em jogos digitais: uma revisão da literatura sobre jogos mínimos viáveis
Author: Silva, Bruno Dal Ponte Pavei da
Abstract: A criação de jogos digitais é uma atividade complexa que exige a integração de diversas áreas de conhecimento e implica investimentos significativos de tempo e recursos. Problemas como a má gestão de projetos e falhas na concepção de modelos de negócio, ressaltam a importância de processos eficientes que permitam a exploração e avaliação ágil e econômica de ideias. Nesse cenário, o conceito de Produto Mínimo Viável ganha destaque como uma estratégia para testar ideias com o uso mínimo de recursos, simulando uma versão simplificada do produto final. Essa abordagem permite que desenvolvedores validem suas ideias, recebam feedback dos usuários e ajustem os projetos conforme necessário. Com base na produção de jogos, este estudo busca explorar o conceito de Produto Mínimo Viável no desenvolvimento de jogos, por meio de uma revisão integrativa da literatura. O estudo abrange temas como desenvolvimento ágil e produção de jogos, apresentando práticas e padrões relacionados ao Jogo Mínimo Viável.Abstract: The development of digital games is a complex activity that requires the integration of various areas of knowledge and involves significant investments of time and resources. Problems such as poor project management and failures in the conception of business models highlight the importance of efficient processes that allow for agile and cost-effective exploration and evaluation of ideas. In this context, the concept of a Minimum Viable Product stands out as a strategy to test ideas with the minimal use of resources, simulating a simplified version of the final product. This approach enables developers to validate their ideas, receive user feedback, and adjust projects as necessary. Based on game production, this study seeks to explore the concept of Minimum Viable Product in game development through an integrative literature review. The study covers topics such as agile development and game production, presenting practices and patterns related to the Minimum Viable Game.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Design, Florianópolis, 2024.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/263968
Date: 2024


Files in this item

Files Size Format View
PGDE0285-D.pdf 1.880Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar