Title: | Mapeamento do processo de solicitação externa de assessoria escolar nuclear como ferramenta de aprimoramento da gestão pública |
Author: | Santos, Sabrina Regina dos |
Abstract: |
Este estudo analisa o mapeamento e aprimoramento do processo de solicitação externa de assessoria escolar nuclear na Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE). O objetivo foi identificar gargalos, melhorar a eficiência e padronizar as etapas do processo, promovendo uma gestão pública eficiente. A pesquisa utilizou uma metodologia mista, com entrevistas semiestruturadas e análise documental, aliada à modelagem de processos com Business Process Model and Notation (BPMN). Foram analisados os fluxos \"AS IS\" de diferentes setores, permitindo a proposição de um fluxo unificado que otimiza o uso dos recursos e reduz o retrabalho. As melhorias incluem a padronização dos protocolos, a utilização de assessoria online para reduzir custos operacionais, e o fortalecimento da integração entre equipes multidisciplinares. A implementação dessas melhorias, formalizada em um manual, garante maior transparência e agilidade no atendimento, com resultados positivos na educação inclusiva. As limitações do estudo incluem a falta de pesquisas sobre o impacto a longo prazo das melhorias propostas e as possíveis resistências à implementação das mudanças. Ainda assim, este trabalho oferece contribuições práticas e teóricas que podem ser replicadas em outras instituições públicas, sugerindo que o mapeamento de processos é uma ferramenta fundamental para a melhoria contínua e a eficiência em instituições públicas. Abstract: This study analyzes the mapping and improvement of the external request process for nuclear school consultancy at the Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE). The objective was to identify bottlenecks, improve efficiency, and standardize the process stages, promoting more efficient public management. The research used a mixed methodology, with semi structured interviews and document analysis, combined with process modeling with the Business Process Model and Notation (BPMN). \"AS IS\" flows from different sectors were analyzed, allowing the proposition of a unified flow that optimizes the use of resources and reduces rework. Improvements include the standardization of protocols, the use of online consulting to reduce operational costs, and the strengthening of integration between multidisciplinary teams. Implementing these improvements, formalized in a manual, guarantees greater transparency and agility in service, with positive results in inclusive education. Limitations of the study include the lack of research into the long-term impact of the proposed improvements and potential resistance to implementing the changes. Still, this work offers practical and theoretical contributions that can be replicated in other public institutions, suggesting that process mapping is a fundamental tool for continuous improvement and efficiency. |
Description: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Controle de Gestão, Florianópolis, 2024. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/263948 |
Date: | 2024 |
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PGCG0106-D.pdf | 2.434Mb |
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