Title: | O conceito de atenção em Simone Weil |
Author: | Dias, Luísa Smaniotto |
Abstract: |
A presente pesquisa tem como objetivo investigar o conceito de atenção em Simone Weil, explorando a evolução e a relevância desse conceito ao longo de seu pensamento. A dissertação é organizada em dois capítulos que abordam desde as elaborações iniciais de Weil até a sua maturidade filosófica. No primeiro capítulo, investigamos a abordagem de Weil desde os seus primeiros escritos e discutimos de maneira histórica como a atenção se mostra importante para a luta contra a opressão. Inicialmente, a atenção aparece majoritariamente como a presença do pensamento na atividade, associada a uma vigilância que busca evitar devaneios e afastar a imaginação. A liberdade é compreendida como a união entre pensamento e ação, processo em que a atenção é essencial. Depois de sua experiência como operária, Weil identifica que o trabalho de fábrica esgota a atenção do trabalhador, prejudicando a sua capacidade de pensamento profundo, e passa a conceber outros aspectos da opressão, como a humilhação, infortúnio e desenraizamento. Nesse interim, a discussão sobre a atenção ultrapassa a relação voluntarista entre pensamento e ação, voltando-se mais profundamente ao sofrimento, à sua relação com as forças sociais e à qualidade de vida que se pode estabelecer. No segundo capítulo, discutimos diretamente a consolidação do conceito de atenção a partir de textos dos anos 1940 a 1943, quando a autora aprofunda sua teorização sobre a atenção, relacionando-a com a metafísica religiosa que se estabelece nesse período. Nesse âmbito, a discussão, que antes demonstrava o seu caráter político e material, agora adquire um teor ontológico voltado à espiritualidade, embora Weil não tenha abandonado as preocupações expressas anteriormente. A atenção é descrita como como um ?esforço negativo?, caracterizado pela disponibilidade e receptividade ao objeto, afastando a imaginação e as ideias pré-concebidas e se esvaziando dos interesses do ego. Desse modo, a atenção implica um retorno ao mundo com maior discernimento entre o imaginário e o real, e permite ver aqueles politicamente invisibilizados, funcionando como mediadora entre o cotidiano e a verdadeira realidade. A descriação, outra noção importante desse período, é a faculdade propriamente. Concluindo, a dissertação propõe que o conceito de atenção em Weil possui, desde o início, um caráter emancipatório e culmina, em sua maturidade filosófica, como uma faculdade essencial para o contato genuíno com a realidade. A partir dessa pesquisa, pudemos identificar as contribuições de Weil para pensarmos acerca da importância da atenção qualificada na sociedade, assim como da necessidade de um espírito atento diante da invisibilização corrente de certos grupos e da distração coordenada por ideias hegemônicas e ilusórias. Abstract: This research aims to investigate Simone Weil's concept of attention, exploring the evolution and relevance of this concept throughout her thought. The dissertation is organized into two chapters that cover everything from Weil's initial elaborations to his philosophical maturity. In the first chapter, we investigate Weil's approach since his first writings and discuss historically how attention is important for the fight against oppression. Initially, attention appears mainly as the presence of thought in the activity, associated with a vigilance that seeks to avoid deviations and ward off the imagination. Freedom is understood as the union between thought and action, a process in which attention is essential. After her experience as a worker, Weil identifies that factory work exhausts the worker's attention, damaging their capacity for deep thought, and begins to conceive of other aspects of oppression, such as humiliation, misfortune and uprooting. In the meantime, the discussion about attention goes beyond the voluntaristic relationship between thought and action, and turns more deeply to suffering, its relationship with social forces and the quality of life that can be established. In the second chapter, we directly discuss the consolidation of the concept of attention from texts from the years 1940 to 1943, when the author deepens her theorization on attention, relating it to the religious metaphysics that was established during this period. In this context, the discussion that previously demonstrated its political and material character now acquires an ontological content focused on spirituality, although Weil has not abandoned the concerns expressed previously. Attention is described as a ?negative effort?, characterized by availability and receptivity to the object, pushing aside imagination and preconceived ideas, and emptying oneself of ego interests. In this way, attention implies a return to the world with greater discernment between the imaginary and the real, and allows us to see those who are politically invisible, functioning as a mediator between everyday life and true reality. Descreation, another important notion of this period, is the faculty itself. In conclusion, the dissertation proposes that Weil's concept of attention has, from the beginning, an emancipatory character, culminating in its philosophical maturity as an essential faculty for genuine contact with reality. From this research, we were able to identify Weil's contributions to thinking about the importance of qualified care in society, as well as the need for an attentive spirit in the face of the current invisibilization of certain groups and the distraction coordinated by hegemonic and illusory ideas.of ego interests. In this way, attention implies a return to the world with greaterdiscernment between the imaginary and the real, and allows us to see those who arepolitically invisible, functioning as a mediator between everyday life and true reality.Descreation, another important notion of this period, is the faculty itself. In conclusion,the dissertation proposes that Weil's concept of attention has, from the beginning, anemancipatory character, culminating in its philosophical maturity as an essential facultyfor genuine contact with reality. From this research, we were able to identify Weil'scontributions to thinking about the importance of qualified care in society, as well asthe need for an attentive spirit in the face of the current invisibilization of certain groupsand the distraction coordinated by hegemonic and illusory ideas. |
Description: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa Programa de Pós-Graduação em Filosofia, Florianópolis, 2024. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/263896 |
Date: | 2024 |
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