Desenvolvimento de protótipo de serious game para prevenção de quedas no ambiente hospitalar

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Desenvolvimento de protótipo de serious game para prevenção de quedas no ambiente hospitalar

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Title: Desenvolvimento de protótipo de serious game para prevenção de quedas no ambiente hospitalar
Author: Lino, Adriana Silva
Abstract: Introdução: A queda é o deslocamento não intencional do corpo para um nível inferior à posição inicial, provocado por circunstâncias multifatoriais, resultando ou não em dano. Dentre as oportunidades de ensino - aprendizado, o uso da gamificação contribui significativamente para ressaltar as informações acerca dos cuidados. Objetivo: Prototipar um serious game para prevenção de quedas em adultos no ambiente hospitalar. Método: Trata-se de um estudo metodológico visando a produção tecnológica de um serious game para promover a prevenção de quedas em adultos no ambiente hospitalar. O desenvolvimento da pesquisa metodológica foi realizado em duas etapas: Na primeira foi guiada conforme o modelo do Design Instrucional Contextualizado para a organização e delimitação dos conteúdos bem como os objetivos da transmissão dos conteúdos por meio da realização de uma revisão de escopo. Na Segunda etapa complementarmente foram utilizadas as orientações para concepção de jogos segundo o modelo de Schell, a saber: etapa de Conceito com a elaboração de todo o conteúdo científico para compor o serious game para prevenção de quedas no ambiente hospitalar se deu a partir da realização de uma revisão de escopo. Etapa de pré-produção: definição do layout do serious game, o tipo de design utilizado neste caso para a orientação, as características visuais, o planejamento do projeto e dos recursos disponibilizados para o desenvolvimento e por fim o plano de testes e na etapa de protótipo: construção do protótipo analógico e digital a partir do embasamento científico elencado na revisão de escopo, de forma a trazer a ideia para o ambiente interativo do serious game. Resultados: resultou um manuscrito intitulado: Fatores de risco e cuidados preventivos de quedas em pacientes adultos hospitalizados: revisão de escopo 3 para levantamento com conteúdo científico e dois produtos: um Game Desing Document referência que forneceu os principais elementos de design para o processo de desenvolvimento do game e um protótipo de serious game com medidas gerais voltadas a prevenção de quedas para promoção do ambiente hospitalar seguro como: pisos antiderrapantes, mobiliário e iluminação adequada, corredores sem presença de obstáculos, corrimão, vestuário e calçados adequados e mobilização segura dos pacientes, além de uso de equipamentos e dispositivos para facilitar a mobilização segura do paciente, mobilidade e equilíbrio com auxílio de acompanhantes, avaliação cognitiva do paciente e de condições especiais como risco de hipotensão postural, cardiopatias descompensadas, hipoglicemia e demais condições clínicas que podem ocasionar quedas. Produto: Resultaram duas tecnologias, sendo o Produto 1: Game Design Document prevenção de quedas no ambiente hospitalar. Produto 2: intitulado QuedAção - protótipo de serious game para prevenção de quedas no ambiente hospitalar na versão analógica e digital. Considerações finais: a construção do protótipo de serious game para prevenção de quedas é direcionado para a equipe de enfermagem, acompanhantes e cuidadores, orientando a adesão de condutas para evitar os incidentes com quedas. Enquanto contribuições para enfermagem após o processo de validação e implantação, irá instrumentalizar os profissionais quanto aos cuidados preventivos especificamente com relação às condições ambientais e clínicas do paciente.Abstract: Introduction: A fall is the unintentional displacement of the body to a level below the initial position, caused by multifactorial circumstances, resulting or not in damage. Among the teaching-learning opportunities, the use of gamification contributes significantly to highlighting information about care. Objective: To prototype a serious game for preventing falls in adults in the hospital environment. Method: This is a methodological study aimed at the technological production of a serious game to promote the prevention of falls in adults in the hospital environment. The development of the methodological research was carried out in two stages: In the first, it was guided by the Contextualized Instructional Design model for the organization and delimitation of the contents as well as the objectives of the transmission of the contents through the performance of a scope review. In the second stage, the guidelines for designing games according to the Schell model were complementary, namely: Concept stage with the elaboration of all the scientific content to compose the serious game for preventing falls in the hospital environment was carried out based on the performance of a scope review. Pre production stage: definition of the serious game layout, the type of design used in this case for orientation, the visual characteristics, the planning of the project and the resources made available for development and finally the test plan and in the prototype stage: construction of the analog and digital prototype based on the scientific basis listed in the scope review, in order to bring the idea to the interactive environment of the serious game. Results: a manuscript entitled: Risk factors and preventive care for falls in hospitalized adult patients: scoping review 3 for a survey with scientific content and two products: a Game Design Document reference that provided the main design elements for the game development process and a serious game prototype with general measures aimed at preventing falls to promote a safe hospital environment such as: non-slip floors, adequate furniture and lighting, obstacle-free corridors, handrails, appropriate clothing and footwear and safe patient mobilization, in addition to the use of equipment and devices to facilitate safe patient mobilization, mobility and balance with the help of companions, cognitive assessment of the patient and special conditions such as risk of postural hypotension, decompensated heart disease, hypoglycemia and other clinical conditions that can cause falls. Product: Two technologies resulted, being Product 1: Game Design Document prevention of falls in the hospital environment. Product 2: entitled QuedAção - prototype of a serious game for preventing falls in the hospital environment in analog and digital versions. Final considerations: the construction of the prototype of a serious game for fall prevention is aimed at the nursing team, companions and caregivers, guiding the adherence to conducts to avoid incidents involving falls. As contributions to nursing after the validation and implementation process, it will equip professionals with tools for preventive care specifically in relation to the patient's environmental and clinical conditions.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Gestão do Cuidado em Enfermagem, Florianópolis, 2023.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/263786
Date: 2023


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