Linguagem matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental: um olhar para o livro didático
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Title:
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Linguagem matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental: um olhar para o livro didático |
Author:
|
Ortiz, Samara
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Abstract:
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A dificuldade com o ensino-aprendizado da Matemática é algo recorrente não apenas
no ensino fundamental e ensino médio, mas também no ensino superior. Ao longo da
minha atuação docente e formação acadêmica, percebi que a falta do vocabulário da
Matemática e da sua linguagem adequada são empecilhos na sala de aula e
acarretam perdas de entendimento de significados e conceitos importantes. Essas
perdas causam dificuldades aos estudantes em acompanhar os conteúdos abordados
nas aulas. Em contato com o livro didático e o manual do professor em diversas
disciplinas da graduação, observei a linguagem utilizada na introdução de novos
conceitos, o que me causou reflexões e críticas em casos que se optou por simplificar
a linguagem matemática. Esta simplificação acarreta lacunas na aprendizagem, pois
o conceito apresenta-se desvinculado do vocabulário adequado. Deste modo, ao
pesquisar em artigos acadêmicos, percebi que questões de linguagem matemática
são alvo de estudo de diversos pesquisadores. Sendo assim, escolhi um manual do
professor do 1º ano do ensino fundamental para analisar, problematizar e evidenciar
as barreiras que a linguagem utilizada e sugerida no manual do professor pode
acarretar no processo de ensino-aprendizagem. O procedimento metodológico para
tal análise é classificado como sendo uma pesquisa de cunho qualitativo que busca
realizar uma análise documental do material escolhido. A fundamentação teórica para
a realização deste trabalho permeou pesquisas nas quais a linguagem atua como uma
ferramenta no processo de ensino-aprendizagem, bem como apresenta um estudo da
gramática da linguagem matemática, na qual esta é tratada como dialetos. E para a
conversa final, trouxe pesquisas que refletem e destacam a importância da linguagem
para uma boa construção discursiva pelo professor em sala de aula. Tendo este
amparo literário, a análise do manual do professor traz trecho nos quais o autor elenca
a importância da linguagem matemática adequada e do uso do vocabulário correto
durante as aulas, mas não estende esta importância ao redigir as sugestões aos
professores de como abordar as atividades propostas no livro didático em sala de
aula. Ao se analisar as atividades propostas no livro didático, percebi diversas
situações em o autor sugere introduzir ideias e conceitos desconexos do vocabulário
e da linguagem matemática adequados. Nestes casos, apresento propostas de como
melhorar a construção discursiva do professor de modo a evitar obstáculos na
formação dos estudantes nos anos escolares seguintes. A realização deste trabalho
evidenciou questionamentos que me acompanharam em diversas situações da
atuação docente e fez com que eu aceitasse minhas indagações não apenas sobre
esse tema, mas na atuação docente como um todo, aceitando que esta é um processo
contínuo e que a conclusão deste curso é uma etapa de toda a formação que ainda
terei nos anos a seguir. Para além disso, este trabalho me possibilitou estar em
contato com diversos autores que me causaram inquietação sobre o tema e que
também irão me acompanhar ao longo da jornada docente. |
Description:
|
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Matemática. |
URI:
|
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/263503
|
Date:
|
2024-12-07 |
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