Title: | Tecnologia assistiva e espaço maker: proposta de soluções personalizadas acessíveis |
Author: | Rodrigues, Simone Marcelino |
Abstract: |
Esta pesquisa tem como objetivo central modelar um processo de solicitação de serviços de Tecnologia Assistiva (TA) a um Espaço Maker, visando atender as necessidades da Educação Especial e Inclusiva. Ao explorar a convergência entre a disseminação do conhecimento em TA e o Movimento Maker, o estudo investiga como essas abordagens colaborativas podem ser aplicadas em ambientes de Educação Especial para desenvolver produtos de baixo custo e alto impacto, que potencializam a funcionalidade e a inclusão de pessoas com atraso global do desenvolvimento, deficiência (visual, auditiva, intelectual, física e múltipla), transtorno do espectro autista, transtorno do déficit de atenção/hiperatividade e altas habilidades/superdotação. A pesquisa incluiu a análise das respostas dos gestores dos FabLabs de Santa Catarina, com o objetivo de identificar ações e propor melhorias no desenvolvimento de TA. Adicionalmente, estabelece uma conexão potencial entre o Espaço Maker da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) e os FabLabs locais, com a otimização do processo de solicitação para obter soluções personalizadas acessíveis. Como contribuição prática, a dissertação culmina na elaboração do \"Manual de Soluções Personalizadas Acessíveis em Tecnologia Assistiva no Espaço Maker\", que orienta profissionais e organizações no processo de solicitação de TA, especialmente no Centro de Referência em Tecnologia Assistiva (CERTA). Este produto técnico representa um avanço na promoção de ambientes acessíveis e inclusivos, fortalecendo a participação e o aprendizado do público da Educação Especial em diferentes contextos sociais. Abstract: This research aims to model a request process for Assistive Technology (AT) services in a Maker Space, addressing the needs of Special and Inclusive Education. By exploring the convergence between AT knowledge dissemination and the Maker Movement, the study investigates how these collaborative approaches can be applied in Special Education environments to develop low-cost, high-impact products that enhance the functionality and inclusion of individuals with global developmental delays, disabilities (visual, auditory, intellectual, physical, and multiple), autism spectrum disorder, attention deficit hyperactivity disorder, and giftedness. The research included an analysis of responses from FabLab managers in Santa Catarina, aiming to identify actions and propose improvements in AT development. Additionally, the study establishes a potential connection between the Maker Space at the Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) and local FabLabs, optimizing the request process to deliver accessible, customized solutions. As a practical contribution, the dissertation culminates in the development of the \"Manual of Accessible Customized Solutions in Assistive Technology in the Maker Space,\" which guides professionals and organizations in the AT request process, particularly at the Assistive Technology Reference Center (CERTA). This technical product represents an advancement in promoting accessible and inclusive environments, strengthening the participation and learning of individuals in Special Education across various social contexts. |
Description: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Controle de Gestão, Florianópolis, 2024. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/263447 |
Date: | 2024 |
Files | Size | Format | View |
---|---|---|---|
PGCG0104-D.pdf | 3.348Mb |
View/ |