Educação em Desenvolvimento Sustentável (EDS) na educação básica, em uma perspectiva maker: estudo de caso em escolas no município de Sombrio/SC

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Educação em Desenvolvimento Sustentável (EDS) na educação básica, em uma perspectiva maker: estudo de caso em escolas no município de Sombrio/SC

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Title: Educação em Desenvolvimento Sustentável (EDS) na educação básica, em uma perspectiva maker: estudo de caso em escolas no município de Sombrio/SC
Author: Borba, Jaqueline Ferreira Machado de
Abstract: Este estudo visa promover a Educação em Desenvolvimento Sustentável (EDS) na Educação Básica por meio de uma abordagem maker, com práticas alinhadas à Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS). O objetivo central é desenvolver conhecimentos, habilidades e competências que sejam aplicáveis na vida cotidiana dos alunos, despertando o interesse pelo desenvolvimento sustentável. Esta pesquisa justifica-se pela necessidade de capacitar os alunos desde a educação básica para que possam contribuir para um futuro mais sustentável. A abordagem é fundamentada na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Utiliza-se uma metodologia descritiva com abordagem qualitativa. Desenvolveu-se objetos educacionais piloto em colaboração com o Laboratório de Experimentação Remota (RExLab) da Universidade Federal de Santa Catarina. Esses objetos incluem um aplicativo (https://maker-ods.netlify.app/) que permite a criação personalizada de materiais educacionais, como jogos de roleta, jogos da memória, jogo das ODS, jogo da trilha e fantoches. Os objetos educacionais motivaram os alunos a aprender, dialogar e refletir sobre as ações relacionadas à sustentabilidade, sendo aplicados desde a pré-escola até o Ensino Médio. Os resultados e planos de aula foram compartilhados no labs4STEAM, uma plataforma colaborativa gratuita para professores STEAM. A proposta de incorporação da EDS na educação básica inclui a capacitação dos educadores e a integração dos ODS da Agenda 2030 nas unidades escolares, alinhados com as competências gerais da BNCC. Isso visa promover a ética da cidadania e o desenvolvimento sustentável de forma colaborativa e dinâmica. A plataforma de protótipos permitiu criar materiais educacionais makers interativos e envolventes, proporcionando uma experiência de aprendizado estimulante em sala de aula e compartilhando planos de aula em tempo real com outros docentes. Esta pesquisa contribui para a promoção da EDS na educação básica, capacitando os alunos a atuarem em prol de um futuro sustentável.Abstract: This study aims to promote Education in Sustainable Development (ESD) in Basic Education through a maker approach, with practices aligned with Education for Sustainable Development (ESD). The central aim is to develop knowledge, skills and competences that are applicable in students' everyday lives, arousing interest in sustainable development. This research is justified by the need to train students from basic education so that they can contribute to a more sustainable future. The approach is based on the United Nations (UN) 2030 Agenda, the Sustainable Development Goals (SDGs) and the National Common Curriculum Base (BNCC). A descriptive methodology is used. Pilot educational objects were developed in collaboration with the Remote Experimentation Laboratory (RExLab) at the Federal University of Santa Catarina. These objects include an application that allows the personalized creation of educational materials, such as roulette games, memory games, SDG games, trail games and puppets. The educational objects motivated students to learn, dialog and reflect on actions related to sustainability, and were applied from kindergarten to high school. The results and lesson plans were shared on labs4STEAM, a free collaborative platform for teachers of STEAM subjects. The proposal to incorporate ESD into basic education includes training educators and integrating the SDGs of the 2030 Agenda into school units, in line with the general competences of the BNCC. This aims to promote the ethics of citizenship and sustainable development in a collaborative and dynamic way. The prototyping platform made it possible to create interactive and engaging educational maker materials, providing a stimulating learning experience in the classroom and sharing lesson plans in real time with other teachers. This research contributes to the promotion of ESD in basic education, empowering students to act for a sustainable future.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá, Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação, Araranguá, 2023.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/263377
Date: 2023


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