Competência digital e docência: implicações e possibilidades da cultura digital no Novo Ensino Médio em uma escola da rede pública do Estado de Santa Catarina

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Competência digital e docência: implicações e possibilidades da cultura digital no Novo Ensino Médio em uma escola da rede pública do Estado de Santa Catarina

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Title: Competência digital e docência: implicações e possibilidades da cultura digital no Novo Ensino Médio em uma escola da rede pública do Estado de Santa Catarina
Author: Rosa, Josimara Rodrigues da
Abstract: As tecnologias digitais incorporadas à educação trazem possibilidades e desafios para a prática pedagógica, exigindo do professor uma busca constante no desenvolvimento de suas competências digitais. Neste sentido, a presente dissertação traz como tema ?As Implicações da Manifestação da Cultura Digital na Docência do Novo Ensino Médio?. O objeto central do estudo trata das condições que geram possibilidades de desenvolvimento de habilidade em relação às Competências Digitais indicadas pelos professores que atuam no Novo Ensino Médio, manifestadas durante as suas práticas pedagógicas quanto a utilização de artefatos audiovisuais. Mais especificamente, o estudo se orientou pelo seguinte problema: Como os docentes que atuam no Novo Ensino Médio de uma escola da rede pública de Santa Catarina compreendem as implicações e possibilidades da cultura digital para o desenvolvimento de suas competências digitais manifestadas durante a utilização das tecnologias? A fonte de análise baseia-se em duas etapas: Na primeira, o instrumento utilizado foi por meio de questionário, com o intuito de investigar e analisar as competências digitais dos professores da rede pública estadual de Sombrio/SC. Na segunda etapa, foi oferecida uma capacitação de extensão na modalidade online. Esta capacitação surgiu também com o intuito de colaborar com a prática pedagógica interdisciplinar dos professores do Novo Ensino Médio, contendo sugestões de conteúdos e atividades que possam ser utilizados em suas aulas, com vistas ao desenvolvimento de competências digitais na cultura digital e no uso de artefatos em audiovisual. A amostragem contou com a participação de vinte e um professores. Tais etapas de análise das competências digitais dos educadores revela uma variedade de níveis de proficiência, variando do Recém-chegado (A1) a Pioneiro (C2). Em geral, observa-se que a maioria dos educadores se posiciona nos níveis de Explorador (A2), Integrador (B1) e Especialista (B2), com alguns alcançando os níveis de Líder (C1) e inovador (C2). Os professores utilizam uma variedade de ferramentas digitais, incluindo aplicativos, plataformas virtuais, mídias e laboratórios remotos, para apoiar o ensino e a aprendizagem, indicando um avanço significativo no uso de recursos digitais na educação. E como implicações destas condições nas práticas pedagógicas com foco na cultura digital e na realidade da capacidade digital dos docentes no Ensino Médio podemos destacar: o engajamento e a motivação dos alunos, quando aos artefatos audiovisuais como vídeos educativos, podcasts, oferecendo múltiplas modalidades de aprendizagem que atendem a diferentes estilos cognitivos, tornando o aprendizado mais dinâmico e acessível, promovendo uma aprendizagem mais personalizada e eficaz. E por fim destaca-se alguns desafios a serem superados: como a desigualdade no acesso à tecnologia e a resistência à mudança por parte de alguns educadores, a falta de familiaridade com tecnologias específicas, para maximizar o potencial das competências digitais dos professores. Em suma, a análise das condições que moldam as competências digitais dos professores no contexto do Novo Ensino Médio, e suas implicações na utilização de artefatos audiovisuais, oferece uma visão abrangente sobre como maximizar o potencial transformador da tecnologia na educação.Abstract: Digital technologies incorporated into education bring possibilities and challenges to pedagogical practice, requiring from teachers to constantly to develop their digital skills. In this sense, this dissertation has as its theme ?The Implications of the Manifestation of Digital Culture in Teaching in New High School?. The central object of the study the conditions that generate possibilities for skill development in relation to Digital Skills indicated by teachers working in New High School, manifested during their pedagogical practices regarding the use of audiovisual artifacts. More specifically, the study was guided by the following problem: How do teachers who work in the New High School of a public school in Santa Catarina understand the implications and possibilities of digital culture for the development of their digital skills manifested during the use of technologies? The source of analysis is based on two stages: In the first, the instrument used was through a questionnaire, with the aim of investigating and analyzing the digital skills of teachers in the state public network of Sombrio/SC. In the second stage, extension training was offered online. This training also emerged with the aim of collaborating with the interdisciplinary pedagogical practice of New High School teachers, containing suggestions for content and activities that can be used in their classes, with a view to developing digital skills in digital culture and the use of artifacts in audiovisual. The sampling included the participation of twenty-one teachers. Such stages of analysis of educators' digital skills reveal a variety of proficiency levels, ranging from Newcomer (A1) to Pioneer (C2). In general, it is observed that the majority of educators position themselves at the levels of Explorer (A2), Integrator (B1) and Specialist (B2), with some reaching the levels of Leader (C1) and innovator (C2). Teachers use a variety of digital tools, including applications, virtual platforms, media and remote laboratories, to support teaching and learning, indicating a significant advance in the use of digital resources in education. And as implications of these conditions on pedagogical practices with a focus on digital culture and the reality of the digital capacity of teachers in High School, we can highlight: student engagement and motivation, when it comes to audiovisual artifacts such as educational videos, podcasts, offering multiple learning modalities that cater to different cognitive styles, making learning more dynamic and accessible, promoting more personalized and effective learning. And finally, some challenges to be overcome stand out: such as inequality in access to technology and resistance to change on the part of some educators, lack of familiarity with specific technologies, to maximize the potential of teachers' digital skills. In short, the analysis of the conditions that shape teachers' digital skills in the context of New High School, and their implications for the use of audiovisual artifacts, offers a comprehensive view on how to maximize the transformative potential of technology in education.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá, Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação, Araranguá, 2024.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/263285
Date: 2024


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