Avaliação do design de embalagens plásticas de alimento com base nos critérios de usabilidade

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Title: Avaliação do design de embalagens plásticas de alimento com base nos critérios de usabilidade
Author: Barbosa, Josefa Laricia Ferreira
Abstract: As embalagens são fundamentais desde as antigas civilizações. Utilizadas para o transporte e conservação de alimentos, ao longo do tempo, o consumo de alimentos embalados cresceu e elas passaram a incorporar diversas funções. No entanto, o aumento do consumo também está associado ao aumento nos problemas decorrentes da interação com o usuário, principalmente durante a abertura. Diante do exposto, o objetivo desta pesquisa foi avaliar a usabilidade de embalagens plásticas de alimentos, focalizando na percepção de dificuldades pelos usuários, com base nos critérios de usabilidade: eficácia, eficiência e satisfação. A pesquisa foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Design, na linha de pesquisa de Gestão com foco no Design de Embalagens. A metodologia empregada trata-se de um estudo de natureza aplicada com objetivos exploratórios e descritivos. Quanto aos procedimentos, apresenta-se como experimental e abordagem qualitativa. Para sua realização, a pesquisa foi realizada em 3 fases: Fase 1 ? Fundamentação Teórica, foi realizado um levantamento bibliográfico para a compreensão dos principais temas relacionados ao trabalho e um levantamento de diferentes sistemas de abertura aplicados a embalagens. Fase 2 ? Aplicação, ocorreu a coleta de dados, pela aplicação do Questionário 1 - Usabilidade Percebida, aplicação do Teste de Usabilidade e aplicação de um Questionário SUS (System Usability Scale). Ainda nessa etapa, foram selecionadas três embalagens de biscoito para avaliação (wafer, água e sal e recheado). Participaram da amostra um total de 60 usuários, sendo 33 do gênero feminino e 27 do gênero masculino. Por fim, após a realização da Fase 3 ? Análise dos dados, foi possível concluir que ambos os gêneros obtiveram 100% de eficácia na abertura das três embalagens. Contudo, no tocante a eficiência, a embalagem com menor média de tempo gasto e maior eficiência identificada foi a do biscoito recheado, sendo 00:11,2s para o gênero masculino e 00:12,5s para o feminino. Com a avaliação do critério de satisfação, foi constatado que as embalagens de wafer e água e sal não se mostraram devidamente satisfatórias aos usuários, ambas as embalagens representaram desconfortos durante a abertura, destacando-se o excesso de força empregada e dificuldades para localização do local correto de abertura. A embalagem de biscoito recheado, além de mais eficiente também foi a que proporcionou o maior nível de satisfação, atendendo bem a todos os critérios de usabilidade. A média de satisfação alcançada pelo produto foi de 82,58 pontos para os homens e 81,90 pontos para as mulheres, superando o valor estabelecido para que um produto seja considerado satisfatório e consequentemente apresente boa usabilidade.Abstract: Packaging has been fundamental since ancient civilizations. Used for transporting and preserving food, over time, the consumption of packaged foods has increased, and packaging has taken on various functions. However, this rise in consumption is also associated with increased issues related to user interaction, particularly during opening. Given this, the aim of this research was to evaluate the usability of food packaging, focusing on user-perceived difficulties based on usability criteria: effectiveness, efficiency, and satisfaction. The research was conducted within the Graduate Program in Design, specifically in the Management line with a focus on Packaging Design. The methodology employed is an applied study with exploratory and descriptive objectives, presenting an experimental nature and qualitative approach. The research was carried out in three phases: Phase 1 ? Theoretical Foundation, which involved a literature review to understand the main topics related to the study and an analysis of different opening systems applied to packaging. Phase 2 ? Application, involved data collection through the use of Questionnaire 1 ? Perceived Usability, Usability Testing, and a SUS (System Usability Scale) Questionnaire. During this phase, three types of biscuit packaging (wafer, water and salt, and filled) were selected for evaluation. The sample consisted of 60 users, with 33 females and 27 males. Finally, after Phase 3 ? Data Analysis, it was concluded that both genders achieved 100% effectiveness in opening the three types of packaging. However, regarding efficiency, the packaging with the lowest average time spent and highest efficiency was the filled biscuit, with 11.2 seconds for males and 12.5 seconds for females. In terms of satisfaction, the wafer and water and salt packaging were not fully satisfactory to users, causing discomfort during opening due to excessive force required and difficulties in locating the correct opening area. The filled biscuit packaging, besides being more efficient, also provided the highest level of satisfaction, meeting all usability criteria well. The average satisfaction score for the product was 82.58 points for men and 81.90 points for women, surpassing the threshold for a product to be considered satisfactory and thus demonstrating good usability.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Design, Florianópolis, 2024.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/263132
Date: 2024


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