Title: | Modelo de negócio de servitização digital aplicado no setor automotivo brasileiro |
Author: | Fronteli, Márcio Henrique |
Abstract: |
Este estudo teve tema o processo servitização digital no setor automotivo brasileiro. O setor apresenta um contexto de mudanças, e as principais tendências são a mobilidade compartilhada e elétrica, a condução autônoma, a conectividade e o uso em substituição à propriedade. Neste estudo, avaliou-se a oferta do serviço de carro por assinatura oferecido pelas montadoras no Brasil. Trata-se de um modelo de negócio em ascensão que apresenta oportunidades de melhorias. O objetivo deste estudo foi desenvolver um projeto de excelência para um modelo de negócio do setor automotivo baseado em servitização digital. Para isso, foram estabelecidas quatro etapas: (1) Suporte teórico; (2) Suporte prático; (3) Projeto de excelência e (4) Avaliação e Consolidação do Projeto de Excelência. Ao final, os principais resultados foram: a) Identificação de fatores condutores e barreiras para a servitização; b) As principais contribuições da digitalização para a servitização: tomada de decisão baseada em informação e aprendizado; segurança e transparência de informação; gestão avançada de parâmetros operacionais em toda a rede e virtualização e simulação da realidade incorporada ao serviço; c) Estruturação do modelo de negócio carro por assinatura; d) Caracterização da operacionalização do serviço de carro por assinatura; d) Análise do mercado de assinatura de carros no Brasil. Espera-se que os resultados impactem positivamente nos consumidores/usuários, principalmente auxiliando na transformação do processo de decisão do cliente em um centro de experiência, proporcionando novos estímulos e ampliando o pacote de serviços oferecidos. A proposta do projeto de excelência pode auxiliar gestores e empresários para empregar o conhecimento para ampliar as chances de tradução da estratégia corporativa empresarial a partir da incorporação de tecnologias digitais. Esse estudo visa melhorar a oferta, impactando efetivamente na percepção da qualidade e da relação custo-benefício pelo cliente. Abstract: Abstract: This study focused on the digital servitization process in the Brazilian automotive sector. The sector presents a changing context, and the main trends are shared and electric mobility, autonomous driving, connectivity and use to replace ownership. In this study, the subscription car service offered by car manufacturers in Brazil was evaluated. This is a growing business model that presents opportunities for improvement. The objective of this study was to develop an excellent project for a business model in the automotive sector based on digital servitization. To this end, four stages were established: (1) Theoretical support; (2) Practical support; (3) Excellence Project and (4) Evaluation and Consolidation of the Excellence Project. In the end, the main results were: a) Identification of driving factors and barriers to servitization; b) The main contributions of digitalization to servitization: decision-making based on information and learning; information security and transparency; advanced management of operational parameters across the network and virtualization and simulation of reality incorporated into the service; c) Structuring the car-by-subscription business model; d) Characterization of the operationalization of the subscription car service; d) Analysis of the car subscription market in Brazil. The results are expected to have a positive impact on consumers/users, mainly by helping to transform the customer decision-making process into an experience center, providing new stimuli and expanding the package of services offered. The excellence project proposal can help managers and entrepreneurs to use knowledge to increase the chances of translating corporate business strategy through the incorporation of digital technologies. This study aims to improve the offer, effectively impacting the customer's perception of quality and cost-benefit ratio. |
Description: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Florianópolis, 2024. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/263117 |
Date: | 2024 |
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